Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865 FANTÁSTICO: A IRRESPONSABILIDADE SEM LIMITES DA SAMARCO - Revista PublicittàFANTÁSTICO: A IRRESPONSABILIDADE SEM LIMITES DA SAMARCO - Revista Publicittà
Mariana (MG) - Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Antonio Cruz/Agência Brasil)
FANTÁSTICO: A IRRESPONSABILIDADE SEM LIMITES DA SAMARCO
A Samarco, empresa controlada pela Vale e BHP Billiton, deu uma aula de irresponsabilidade ilimitada ao Brasil e aos brasileiros neste domingo, 14, ao veicular comercial de propaganda no horário nobre da televisão brasileira, no programa Fantástico da TV Globo. Mostrou funcionários sorridentes, cuidando de gatinhos, da vida ao redor deles. Seria meigo não fosse a Samarco a empresa responsável pelo maior crime ambiental do país causado pelo rompimentos das barragens de detritos na região de Marina, Minas Gerais, que, em novembro, varreram do mapa o distrito mineiro de Bento Rodrigues na região de Mariana. Foi assim que soterrou sonhos, casas e o patrimônio arquitetônico e cultural dessa região, inclusive mais que seus gatinhos, moradores que perderam a vida por força da irresponsabilidade dessa empresa de mineração controlada pela brasileira Vale e anglo-australiana BHP Billiton. Inclusive mais do que casas, a Samarco destruiu vidas tanto de moradores, como de peixes, gatinhos, cachorros e outros animais, deixando milhões de pessoas ao longo do curso dos dejetos que chegaram ao rio Doce sem água potável para beber, elemento essencial à sobrevivência humana e animal.
É chocante e repugnante o comercial que a empresa apresentou. Do que sorriem seus funcionários?. Da desgraça alheia?. Dos milhões de moradores de cidades atingidas pela lama tóxica de suas barragens que ficaram sem água potável?. Dos gatinhos e dos seus donos, das suas casas, daqueles que perderam tudo?. Que tipo de responsabilidade irresponsável socialmente é esta que a Samarco, empresa da Vale e BHP Billiton, quer mostrar?. Quer o quê com isso?. Enviar uma mensagem de que no Brasil tudo acaba pizza e ela agora pode mostrar que é uma empresa que cuida dos seus funcionários e esses de gatinhos?. Ou ,o que seria mais grave, o acidente que causou não vai dar em nada?. Infelizmente não é piada. Infelizmente alguma tresloucada agência de publicidade e propaganda sem compromisso com a comunicação comercial participou disso. Tanto pior que alguma produtora de vídeo tenha acreditado estar fazendo o seu melhor trabalho. Infelizmente alguma agência transferiu ou comprou o espaço de mídia com recursos da Samarco, que também irrigaram neste fim de semana revistas, e que certamente deveriam estar quitando multas, salvando as vidas não apenas dos gatinhos, mas sobretudo dos seus donos.
O comercial da Samarco infelizmente não é apenas patético. É uma prova inequívoca que, apesar de prêmios acumulados ao longo de décadas, a publicidade e propaganda brasileiras podem, de uma hora para outra, assistirem em horário nobre a simpatia conquistada por árduo trabalho ir para o ralo. A Samarco mostra com esse tipo de comunicação jocosa que para ela, a empresa controlada por Vale e BHP Billiton, o crime ambiental cometido não é nada e que o Brasil e os brasileiros não têm nenhuma importância, que são apenas bobos da corte no horário do Fantástico ou folheando publicações que fazem da mentira a sua linha editorial. Seria Fantástico, se este fosse de fato o show da vida, mas o encenado, na realidade crua dos fatos é o show da morte. A morte de um distrito como Bento Rodrigues, a morte de um rio como o Rio Doce e a morte da vida ao longo do seu curso. Belo comercial, Samarco!. Os acionistas da Vale e BHP Billiton poderão dormir tranquilos. SQN.