A propaganda, inúmeras vezes, usa o estranho para atrair a atenção. Busca no absurdo uma forma de mostrar um ângulo inusitado e ainda não percebido dos mais diferentes temas. É sob a ótica deste pensamento que a FCB Brasil apresenta a exposição O Estranho nos Atrai no Museu da Imagem e do Som (MIS), uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A mostra acontece paralelamente à exposição “O mundo de Tim Burton”, que reúne cerca de quinhentos itens, incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca antes vistos, pinturas, storyboards e bonecos da vasta filmografia do trabalho criativo de Tim Burton, o top das estranhezas.
“A filmografia de Tim Burton nos inspirou a olhar para campanhas publicitárias e perceber como o ‘estranho’ também pode atrair e mudar (para melhor) o comportamento de milhões de pessoas. Eu, particularmente, assisti a todos os filmes do Tim e percebo que o padrão ‘estranho moralizante’ se repete inúmeras vezes”, explica Rui Piranda, Diretor Executivo de Criação da FCB e curador do evento.
Distribuída em dois ambientes, “O estranho nos atrai” apresenta cerca de 40 campanhas publicitárias “estranhas” e “normais”. Numa parede preta concentram-se as peças que usam o “estranho” para tirar o consumidor da zona de conforto. A propaganda assume sua função mais social: expõe questões delicadas por um ângulo ainda não percebido, dá foco a uma causa ou engaja pessoas em um propósito maior. E numa parede branca estarão as campanhas nas quais a “normalidade” é usada como refúgio para a vida turbulenta que levamos.
Uma provocação une os dois ambientes. Sob o título “O estranho mora no seu olhar”, estarão reunidas semanalmente 10 fotos enviadas pelos visitantes.
“A minha maior curiosidade mora justo nesta parede. Toda semana selecionaremos 10 fotos que revelam o estranho na vida do cidadão comum. Essa é a chance de juntar a agência com o consumidor final. Num mundo colaborativo como o que vivemos, é importante conhecer e expor essa visão”, completa Rui Piranda.
Desde abril do ano passado, a FCB firmou uma parceria com o MIS, cujo objetivo é fazer a conexão com a produção cultural da cidade e explorar a relação íntima que existe entre comunicação e cultura. A estreia da agência aconteceu durante o programa “Maio Fotografia no MIS 2015”, com a mostra “A propaganda no tempo de Vivian Maier”, evento paralelo à exposição da fotógrafa americana.
“Este é o segundo momento da nossa parceria com o MIS, um projeto que enche de orgulho a todos da FCB. Além da oportunidade de refletir sobre o que fazemos e como impactamos pessoas, estamos dividindo esses pensamentos por meio das paredes mais bem frequentadas da cidade, as do Museu da Imagem e do Som. Nossa intenção é fazer algo duradouro na vida cultural da cidade”, diz Pedro Cruz, CCO e COO da FCB Brasil.
O ESTRANHO NOS ATRAI
Data 8 de março a 15 de maio
Horário 10h às 20h (terças a sextas); 9h às 21h (sábados); e 11h às 19h (domingos e feriados)
Local Foyer do Auditório Lab MIS
Ingresso Gratuito
Classificação etária Livre
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 10,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar-condicionado.