A Centauro, maior rede multicanal de artigos esportivos da América Latina, acaba de consolidar seu ranking de vendas de camisas oficiais dos times de futebol brasileiros. De acordo com os dados gerados a partir da ferramenta exclusiva da empresa, o Flamengo liderou as vendas do circuito nacional no segundo semestre do ano.
O rubro negro venceu a disputa por quatro meses, conquistando o topo da lista e 23,4% do total de vendas no segundo semestre de 2015. Já os rivais São Paulo e Corinthians ocuparam o segundo e terceiro lugar com 13% e 12,4%, respectivamente.
De acordo com e-commerce da Centauro, as vendas de camisas oficiais de times nacionais cresceram 13% no segundo semestre de 2015, em relação ao mesmo período no ano anterior.
O ranking, criado especialmente para que a marca possa interagir ainda mais com os apaixonados por futebol, é atualizado diariamente em tempo real e registrou de julho a dezembro cerca de 160 mil visitas, sendo mais de 130 mil acessos únicos. Os resultados, mês a mês, podem ser encontrados no site http://rankingdascamisas.centauro.com.br, que é atualizado de acordo com as vendas dos produtos registradas nas lojas físicas e virtual da rede em todo o Brasil.
Dados regionais
Já na apuração regional, começando pelo Estado de São Paulo, a média de vendas do segundo semestre de 2015 aponta que o São Paulo Futebol Clube esteve à frente (com 33,29%), seguido do Corinthians (31,2%) e Palmeiras (24,7%).
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a torcida rubro-negra bateu os oponentes com placar geral de 47,4% das vendas do semestre, contra 22,6% do Botafogo e 14,6% do Fluminense. Na disputa mensal, o Flamengo ficou atrás do Botafogo apenas em outubro e, em dezembro, perdeu para o Fluminense.
Ainda na Região Sudeste, o Cruzeiro triunfou sobre o Atlético Mineiro. Na corrida pelo topo, a Raposa abocanhou a liderança com 41,4% das vendas, enquanto o Galo ficou com uma fatia de 25,7%.
Já no Rio Grande do Sul, a unanimidade ficou por conta do Internacional, que se manteve em primeiro lugar durante os seis meses consecutivos, com a marca de 54,4%.
No mesmo período, os torcedores da região Norte também marcaram presença na disputa promovida pela Centauro. O Amazonas e o Pará, por exemplo, proporcionaram ao Flamengo mais uma vez o primeiro lugar, com 45,7% e 24,7%, respectivamente. Em seguida, vieram Corinthians com 17% na região Amazônica e Remo com 23,1% no Estado Paraense.
Em alguns estados da região Nordeste, como na Bahia, o Tricolor de Aço dominou o rubro negro com placar geral de 33% contra 26,6%. Em contrapartida, no Ceará, o Flamengo foi o mais aclamado no segundo semestre do ano, com 32,7%, seguido da torcida alvinegra do Ceará Sporting Clube, com 22,6%. Já no Estado de Pernambuco, o Sport foi o favorito dos fãs de futebol, atingindo 54,29% das vendas, acompanhado do Santa Cruz com 23,89%, que levou o em segundo lugar na disputa.
Veja o ranking nacional do segundo semestre:
1º lugar: Flamengo (23,4%)
2º lugar: São Paulo (13%)
3º lugar: Corinthians (12,4%)
4º lugar: Palmeiras (9,3%)
5º lugar: Botafogo (6,8%)
6º lugar: Cruzeiro (5,7%)
7º lugar: Vasco (4,8%)
8º lugar: Fluminense (3,9%)
9º lugar: Atlético – MG (3,6%)
10º lugar: Sport (3,3%)
Veja o ranking estadual do segundo semestre:
Paraíba
1º lugar: Flamengo (53,2%)
2º lugar: Vasco (10,8%)
3º lugar: Botafogo da Paraíba (6,4%)
Maranhão
1º lugar: Sampaio Correa (35,09%)
2º lugar: Flamengo (29,1%)
3º lugar: Vasco (8,6%)
Santa Catarina
1º lugar: Flamengo (22,39%)
2º lugar: Grêmio (15,5%)
3º lugar: Internacional (13,8%)
Mato Grosso
1º lugar: Flamengo (24,7%)
2º lugar: Corinthians (20,39%)
3º lugar: Palmeiras (18,5%)
Mato Grosso do Sul
1º lugar: Flamengo (43,4%)
2º lugar: São Paulo (17,6%)
3º lugar: Palmeiras (15,39%)
Acre
1º lugar: Flamengo (60,59%)
2º lugar: São Paulo (14,19%)
3º lugar: Vasco (10,6%)
Espírito Santo
1º lugar: Flamengo (48,09%)
2º lugar: Vasco (17,39%)
3º lugar: Fluminense (7,4%)
Goiás
1º lugar: Flamengo (36,4%)
2º lugar: São Paulo (11,8%)
3º lugar: Goiás (10,3%)
Rondônia
1º lugar: Flamengo (53,4%)
2º lugar: Corinthians (9%)
3º lugar: São Paulo (8,39%)
Sergipe
1º lugar: Flamengo (44,79%)
2º lugar: Confiança (27,39%)
3º lugar: Vasco (6,9%)
Paraná
1º lugar: São Paulo (18,89%)
2º lugar: Palmeiras (18,1%)
3º lugar: Corinthians (14,1%)
Tocantins
1º lugar: Flamengo (58,2%)
2º lugar: Botafogo (7,59%)
3º lugar: Corinthians (7,4%)
Piauí
1º lugar: Flamengo (52,4%)
2º lugar: Corinthians e São Paulo (11,6%)
3º lugar: Vasco (8,89%)
Rio Grande do Norte
1º lugar: Flamengo (39%)
2º lugar: América-RN (16,5%)
3º lugar: ABC (8,39%)
Distrito Federal
1º lugar: Flamengo (39,2%)
2º lugar: São Paulo (12%)
3º lugar: Vasco (10%)
Alagoas
1º lugar: Flamengo (39,4%)
2º lugar: CSA (14,5%)
3º lugar: Botafogo (14,3%)
Sobre a Centauro – Fundada em 1981, a Centauro é a maior rede multicanal de varejo de produtos esportivos da América Latina, com forte atuação no comércio eletrônico, por meio do site www.centauro.com.br. São mais de 180 lojas em 22 estados do Brasil e o Distrito Federal. Com a missão de democratizar o esporte no país, a Centauro investe no patrocínio de diversos eventos esportivos. Com sede administrativa em São Paulo, emprega mais de 8 mil colaboradores.