Dois mil e quinze está sendo um ano especial para os músicos Kito Siqueira e Roberto Coelho, da Satelite Audio – gostam de ser creditados assim do que como sócios da produtora ou outras credenciais corporativas. No ano em que a Satelite – a grafia é sem acento mesmo – completa 10 anos, a casa junto com seu time de colaboradores, cerca de 20, foi contemplada com importantes prêmios da publicidade mundial, por conta de refinadas produções de áudio como a feita para o filme “Leica 100 Years”, criado pela F/Nazca Saatchi&Saatchi e produzido pela Stink, com direção da dupla Jones + Tino. Recém chegados de Nova Iorque, Kito e Beto acabam de trazer para a produtora o Grand Clio de Audio, prêmio máximo do Clio Awards pelo projeto Soundlab para Leica Gallery; projeto esse que, dias antes já tinham sido contemplado com Ouro em Audio/Sound Design no mesmo festival. No meio do ano, em Cannes, o filme “Leica 100 years” faturou Grand Prix de Film e foi Prata em Melhor Música Original. Ganharam também um Ouro em Trilha Adaptada com o filme “Everyone is Gay” para Mix Brasil. Além disso o projeto Leica Soundlab ganhou um Leão de Ouro em Direct.
Mesmo sendo os únicos a receber esses prêmios no Brasil, continuam com uma pegada lowprofile – e a lista engloba ainda mais prêmios no One Show, D&AD, Wave Festival, El Ojo, Ciclope e no Clube de Criação. A produtora vem há 6 anos ganhando prêmios importantes nesses festivais citados acima.
Mais o que foi o projeto Soundlab? Também criado pela F/Nazca, tratou-se de uma instalação dentro de um container, na Leica Gallery, onde o espectador observava diversas fotos icônicas e escutava, através de fones de ouvido, um áudio do que seriam os dois minutos antes do clique. “Levamos meses pra produzir esses áudios, foi uma experiência binaural, que gera a sensação de som em três dimensões. É um 5.1 na sua cabeça”, conta Kito.
Leica 100 years e Leica Soundlab imprimem bem o espírito da produtora, que é o de oferecer um tipo de trilha em que tentam surpreender, com um casting diferenciado, produzindo de forma autêntica, com músicos e instrumentos de verdade. A Satelite sempre investiu muito na sua equipe e em equipamentos: microfones, pré-amplificadores e instrumentos do mundo inteiro. Um dos mais exóticos é otheremin, que produz aquele som de ficção científica.
A trajetória da produtora sempre foi em uma crescente. Já começaram com o posicionamento de que fariam produções impecáveis, independente do job ou cliente. “Não sei se foi sorte ou resultado do nosso trabalho, mas nos primeiros seis meses já tínhamos feito Hilux para América Latina, e Mastercard e Motorola para o mundo inteiro”, comenta Beto. “Nosso repertório com 6 meses já era lindo, e com o tempo trabalhamos para melhorá-lo e aumentar o número de agências parceiras. Foi uma crescente em colaboradores, estrutura e projetos”, completa Kito.
A marca é de mais de 1000 trilhas produzidas ao longo desses 10 anos. A dupla se conhece desde os tempos de faculdade, quando estudaram música na Unicamp, nos anos 90. O relacionamento entre os dois se baseia na parceria, honestidade, confiança e respeito mútuo. O reflexo disso se estende `as marcas e agências que trabalham. As trilhas da Satelite estão presentes em filmes para Nike, Leica, Ford, Vivo, Volkswagen, Coca-Cola , Nestlé, Mondelez, MasterCard, Toyota, Nissan, Getty Images, entre tantas outras. A produtora trabalha com várias agências brasileiras e internacionais, como F/Nazca S&S, Wieden+Kennedy, AlmapBBDO, Neogama/BBH, Leo Burnett, DPZ&T, Ogilvy, Africa, CP+B, entre outras.