A Ford realiza diversas ações em benefício do meio ambiente e da biodiversidade, como o plantio de mudas de espécies nativas. Neste Dia da Árvore, 21 de setembro, a empresa conta sobre alguns de seus trabalhos de preservação da natureza nas áreas verdes dentro e nos arredores de suas unidades em Camaçari-BA, Tatuí-SP, Taubaté-SP e São Bernardo do Campo-SP.
“A preservação da fauna e flora das regiões em que nossas fábricas estão localizadas sempre foi prioridade na nossa área de Gerenciamento Ambiental. O Centro de Educação Ambiental de Camaçari, por exemplo, é uma das ações que realizamos em prol da biodiversidade que tem como objetivo não só produzir as mudas que serão introduzidas no cinturão verde, como também conscientizar os funcionários, familiares e visitantes sobre a importância dessa prática”, conta Edmir Mesz, Supervisor de Qualidade Ambiental da Ford América do Sul.
Fábrica de Camaçari-BA
A unidade de Camaçari, na Bahia, possui 7,4 milhões de metros quadrados de vegetação. O projeto da fábrica, inaugurada em 2001, teve como prioridade manter o equilíbrio ambiental na região. Nos 5 milhões de metros quadrados de área verde, localizada ao redor do terreno, já foram plantadas mais de 190 mil mudas de árvores, espécies nativas da Mata Atlântica, totalizando 54 hectares de área florestada. O objetivo desta prática é formar um cinturão verde para melhorar o microclima e aumentar a biodiversidade da região.
Do total de mudas plantadas, 100 mil delas foram produzidas pelo viveiro do Centro de Educação Ambiental do Complexo. São espécies nativas e ornamentais – como embaúba, ipê roxo, jacarandá e pau-brasil –, utilizadas também para doação a escolas, prefeituras e comunidades.
Outra atividade do Centro de Educação Ambiental é o aproveitamento dos resíduos vegetais gerados nos restaurantes para a compostagem. Eles são transformados em adubo natural e auxiliam na manutenção da flora da região.
Fábrica de São Bernardo do Campo-SP
A fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, em São Paulo, também realiza iniciativas similares às de Camaçari para preservar e revitalizar a vegetação local. O setor de Gerenciamento Ambiental investe no plantio e na preservação de áreas verdes dentro da propriedade. Com uma grande variedade de árvores adultas cadastradas, recentemente foram plantadas mais de 1.700 mudas, de espécies nativas da Mata Atlântica, às margens do Ribeirão dos Couros, próximo à Represa Billings.
Algumas das espécies são: Ipê Amarelo, Paineiras, Tamboril, Pau cigarra, Falso barbatimão, Emiruçu, Capixingui, Sangra d’água, Aroeira pimenteira, Agulheiro, Ingá, Saguaraji e Bico de pato, Jacarandá.
Campo de Provas de Tatuí-SP
O Campo de Provas da Ford, em Tatuí, no interior de São Paulo, tem 4,7 milhões de metros quadrados e conta com área verde original preservada. As novas espécies de plantas cultivadas nesta unidade são: Angico vermelho, Aroeira salsa, Angico branco, Guapuruvú, Unha de vaca, Farinha seca (Albizia hassaierli) e Maria preta (Palicourea sp).
O local também abriga e protege diversos animais selvagens, como tatu, lobo-guará, tamanduá bandeira, capivara, e aves, como Carcará, Quero-Quero, Canário da terra, entre outros.
Fábrica de Taubaté-SP
A fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, é responsável pela produção de motores, transmissões e componentes automotivos. Em sua área, há um lago natural que abriga aves migratórias, e a Ford ainda fornece cerca de 200 mudas de árvores por ano para a prefeitura da cidade arborizar o município.