Nova sensação das redes sociais usado por personalidades como a cantora Katy Perry, Fyuse chega ao Brasil e promete revolucionar a forma como veiculamos imagens no meio digital. A brasileira Cecilia Bissoli que responde pelo design e o marketing de Fyuse está confiante no sucesso do aplicativo.
Há quem diga que o Fyuse é o aplicativo que irá tornar o Instagram ultrapassado. Há também quem o compare a fotos panorâmicas ou vídeos, sem conseguir definir tamanha tecnologia, muito próxima ao 3D. Um colunista do jornal Los Angeles Times afirmou que, por meio dele, é possível atingir uma nova dimensão em fotografias feitas em smartphones. (incluir que tem uma rede social embutida) Enfim, mesmo ainda em crescimento em terras brasileiras – já figura entre os dez países que mais baixaram o app –, uma coisa é certa: o Fyuse chegou para movimentar a era dos registros em redes sociais em todo o mundo.
Difícil de definir em palavras – é necessário baixá-lo para ter a real sensação, que engana os olhos por tratar-se de uma imagem, mas movimenta-se de maneira tridimensional –, por meio dele é possível tirar fotos espaciais, ou, como explicam os criadores, imersivas. “Uma vez que você vê como funciona e experimenta o Fyuse, você se vicia”, observa Radu B. Rusu, CEO e cofundador da Fyusion, empresa idealizadora da novidade e também desenvolvedora da tecnologia sorround view. “Apresentamos a combinação de uma foto tradicional e panorâmica, com captura de movimento e tecnologia 3D. Desta forma posso afirmar que ele realmente torna diversas tecnologias existentes obsoletas”, diz o executivo.
Desde seu lançamento oficial, no final do ano passado, o Fyuse já possui milhões inscritos, e é a rede social que mais cresce no momento. Na lista dos países com mais adeptos estão Estados Unidos,Reino Unido, México, Alemanha e Brasil.
Curiosidade
Desenvolvido e com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, com equipe multicultural, uma brasileira figura entre os principais nomes da empresa: Cecilia Bissoli é a responsável pelo departamento de Design e Marketing.
As estrelas aprovam
Katy Perry, o atual guitarrista do Guns N´Roses, DJ Ashba, e a nova estrela do hip hop americano, Raziel Chamel, são alguns dos que encabeçam a lista de músicos internacionais que aprovam e incentivam seus fãs a conhecerem o Fyuse. Aqui no Brasil, o apresentador Celso Portiolli, a modelo e ex–BBB, Natália Casassola, a musa fitness, Bella Falconi, e a “Verão” de um conhecido comercial de cerveja, Aline Riscado, também ajudam a alavancar o número de usuários.
Os interessados em conhecer a novidade podem baixar gratuitamente em celulares smartphones com sistemas Android e iOS mas confira primeiro se seu aparelho tem as seguintes especificações:
Necessário Android 4.3 (KitKat) ou mais recente. Apenas compativel com aparelhos que tenham os sensores: giroscópio, acelerômetro, e gravidade.
Necessário iOS 7.0 ou mais recente. Compativel com iPhone, iPad, eiPod touch. O app funciona melhor com iPhone 5, iPhone 6, and iPhone 6 Plus.
Sobre a Fyusion
Com sede em São Francisco, a Fyusion tem a missão de mudar fundamentalmente a definição de fotografia. Com tecnologia inovadora, a empresa criou soluções que geram imagens profundamente envolventes, que fundem as características de uma foto tradicional, uma panorâmica, a captura de movimento, e o 3D, para criar uma experiência de fotografia mais completa e cativante. Formada por uma equipe de especialistas em visão computacional, robótica e Machine Learning, a Fyusion lançou seu primeiro aplicativo comercial, o Fyuse, para os sistemas iOS e Android. A empresa é financiada pela University of Tokyo Edge Capital (UTEC), pela New Enterprise Associates (NEA), bem como por investidores anjo, entre eles o cofundador da Sun Microsystems Andreas Bechtolsheim, Lior Susan da Lab IX/Flextronics e James Joaquin, o ex-executivo-chefe da Ofoto. Você pode experimentar a magia do Fyuse clicando aqui.