A exposição “Galeria Transparente: Showroom” apresenta ao público a inovadora Galeria Transparente, uma galeria virtual e colaborativa de arte e fotografia baseada no Facebook, criada pelo artista carioca Frederico Dalton. Em apenas um ano e meio de existência, a GT já reúne trabalhos de 78 artistas do Brasil e do exterior e tem tido excelente repercussão entre críticos e o público em geral. A exposição reúne obras de 25 destes artistas. O evento também inclui uma programação de performances, apresentadas sempre aos sábados às 16h, durante o período da mostra. As performances tem a curadoria adjunta de Clarisse Tarran. Para isso, uma réplica do trecho da calçada da Rua da Glória, no Rio de Janeiro, que deu origem à Galeria Transparente, foi construída em um dos ambientes da exposição, no segundo andar do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.
Como convidado especial, a exposição conta com a participação do renomado artista alemão Mischa Kuball, que tem uma obra na mostra e apresenta uma performance no dia 12 de março. A vinda de Mischa Kuball ao Brasil foi possível graças ao apoio cultural do Goethe-Institut.
Com esta exposição, seu curador, o carioca Frederico Dalton, propõe uma reflexão sobre o papel e relevância dos centros culturais e galerias de arte numa época onde a internet funciona perfeitamente como espaço para a produção e divulgação de arte. A própria Galeria Transparente é um exemplo da eficiência das redes sociais neste campo. No entanto, só os centros culturais “físicos” podem acrescentar materialidade e presença à fruição da arte. E como seres multissensoriais que somos, ansiamos pela “tangibilidade do visível”. Neste sentido, a exposição concilia o que os mundos “virtual” e “real” têm de melhor. Outro objetivo da exposição é voltar-se para aqueles que não estão no Facebook. Esta plataforma é hoje onipresente e pode parecer incrível que exista quem não a use. A exposição apresenta os artistas e projetos da Galeria Transparente a estes “transgressores” e “outsiders”.
Os trabalhos da mostra guardam relação com o que seus criadores realizaram para a Galeria Transparente na internet, mas vão além do que está na galeria virtual por terem sido concebidos para o diálogo com a arquitetura e a presença dos espectadores. Além do convidado internacional Mischa Kuball, o evento tem obras de artistas consagradas, como Regina Vater e Lia do Rio, e performances de Monica Barki e Alexandre Dacosta, entre muitos outros.
O termo “showroom” no título do evento alude aos “showrooms” dos projetos imobiliários. Esta construção temporária, destinada a vender uma habitação permanente, pode ser considerada uma “instalação multimídia”, ao reunir fotos, plantas arquitetônicas, maquetes, terminais de computador e corretores de imóveis em um mesmo arranjo temporário. A comunicação neste espaço oscila entre a objetividade das imagens dos imóveis e a imprevisibilidade da negociação entre vendedores e clientes. Assim como a Galeria Transparente, um “showroom” imobiliário apresenta um esquema visual a ser preenchido pela imaginação. Um “showroom” é um “playground” para o pensamento, assim como a própria Galeria Transparente.
Sobre o artista Mischa Kuball
Como destaque da mostra, a exposição apresentará um painel do renomado artista alemão Mischa Kuball inspirado em sua obra “Playtime -domestic version”, que faz parte do acervo da Galeria Transparente. O artista também realizará uma performance na réplica da GT no segundo andar do Centro Cultural Justiça Federal.
Mischa Kuball é dos mais importantes nomes da arte contemporânea alemã no campo da arte & tecnologia. Seus trabalhos são geralmente classificados como “conceituais”. Porém, Kuball transcende à exposição de ideias ao proporcionar ao espectador experiências de forte impacto visual. Isto acontece principalmente porque o artista, na maior parte de seus trabalhos, faz uso da luz. Por exemplo, Kuball utilizou toda a iluminação interna do edifício-sede da empresa Mannesmann, um arranha-céu de fachada envidraçada em Düsseldorf, para transformá-lo em escultura luminosa.
Os espaços públicos e privados e seus efeitos nas relações humanas também acrescentam uma contagiante energia aos trabalhos deste artista. Em 1998, representando a Alemanha na Bienal de São Paulo, Kuball propôs a pessoas de várias faixas sociais que trocassem uma luminária existente em suas casas por outra especialmente criada por ele. As luminárias entregues ao artista foram então expostas numa ampla instalação no Pavilhão da Bienal.
Atualmente, Kuball é professor em uma das mais inovadoras faculdades de arte da Europa, a Academia de Artes da Mídia, em Colônia. O importante crítico de arte & tecnologia Peter Weibel escreveu sobre o artista: “Kuball não é um pintor da luz, ele é um artista conceitual da luz, um artista político da luz – ocupando uma posição única e de muito prestígio.” *
(*)“Kuball ist kein Maler des Lichts, Kuball ist ein Konzeptkünstler des Lichts, ein politischer Künstler des Lichts – eine einzigartige Position von Rang.“ (Peter Weibel)
Lista completa dos artistas da exposição:
- Alexandre Monteiro
- Ana Biolchini
- Ana Prado
- André Barroso
- Andréa Facchini
- Bob N
- Chang Chi Chai
- Duo 2 X 4
- Eduardo Mariz
- Fernanda Junqueira
- Frederico Dalton
- Helena Wassersten
- Heleno Bernardi
- Lia do Rio
- Lígia Teixeira
- Mauricio Ruiz
- Mischa Kuball (convidado internacional)
- Monica Mansur
- Nice França
- Regina Vater (artista homenageada)
- Sandra Schechtman
- Simone Michelin
- Sonia Wyzard
- Tchello d’Barros
- Valéria Costa Pinto
Lista dos artistas do festival de performances. A programação específica será publicada em breve.
- Alexandre Dacosta
- Alexandre Sá
- Amélia Sampaio
- André Sheik
- Clarisse Tarran
- Coletivo S.T.A.R. (Adriana Tabalipa & Roderick Steel)
- Eduardo Mariz
- Lilian Amaral
- Lucio Agra & Grasiele Cabelodrama
- Michel Groisman
- Mischa Kuball (convidado internacional)
- Monica Barki
- Monica Dionisio
- Nivaldo Carneiro
- Pedro Paulo Domingues
- Raphael Couto
- Regina Vater
- Rodrigo Munhoz
- Suely Farhi
- Tato Teixeira
- Tetsuo Takita
- Xico Chaves
SERVIÇO
Título da exposição: GALERIA TRANSPARENTE: SHOWROOM
Inauguração: 3 de março de 2016, quinta-feira, às 19h
Exposição: De 4 de março a 24 de abril de 2016
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Galerias do 2º andar
Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia, Centro
Telefone: (55 21) 3261-2550
Horário de visitação: De terça a domingo, das 12h às 19h
Performance de
Mischa Kuball: Sábado, 12 de março, às 16h
(A classificação da exposição é LIVRE. Porém, algumas das performances podem vir a ter classificação adulta. Sugere-se conferir na entrada.)
Curador da exposição: Frederico Dalton