Há 120 a Galeries Lafayette celebra a moda, reinventa o comércio e, acima de tudo, busca surpreender os seus milhões de visitantes. Fiéis à visão dos nossos fundadores, cada dia seguimos em frente unidos pela paixão da criação que nos caracteriza como empresa familiar. Ousada, aberta e até mesmo impertinente, a Galeries Lafayette sempre cresceu valorizando códigos e ditames para privilegiar o belo e o bom para todos.
POR GUILLAUME HOUZÉ*
Após uma saga visual incrível, numa cumplicidade para além do comum com Jean-Paul Goulde, decidimos ousar e reinventar a nossa profissão para impulsionar modas, emoções, inspirar idéias e desejos. Para isso revelaremos a nossa nova imagem: uma exploração inédita de nossa história e ideais, o que oferecerá uma leitura renovada de nossos territórios.
Conheça o novo capítulo desta aventura, palpite conosco ao ritmo da criação. Estaremos juntos para celebrar livremente a moda, o novo chic – o nosso, o seu.
A GALERIES LAFAYETTE: O DNA DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTO
“Tornar o bom e o belo accessíveis para todos” era a ambição inicial.
120 anos depois, a Galeries Lafayette ainda cumpre as suas promessas . O seu segredo? Um coração batendo ao ritmo da criação, aquela que libera o movimento, que faz crescer as asas, aquela que estimula a inspiração e permite a cada um revelar-se e ser finalmente aquela pessoa que queria ser.
Uma energia contagiante. Eventos, exposições, shows, encontros: fazer compras na Galeries Lafayette é uma experiência, uma festa, um festival que abre o apetite e incentiva a enxergar o plano maior.
Uma ousadia desenfreada. Na Galeries Lafayette nada é impossível e nada não o será nunca. Essa impertinência permitiu realizar os desafios mais loucos, como o de deixar aterrissar o aviador Védrine no terraço da loja em 1919 ou permitir ao André fazer rapel na fachada para pintar ao vivo.
Um ouvido atento. Saber escutar os clientes, criadores e artistas sempre foi uma prioridade. Uma escuta indispensável para traduzir da melhor forma possível as necessidades de uma época e se reinventar novamente, cada vez mais.
Explorar, detectar para finalmente selecionar o melhor e o propor ao maior número de pessoas: aqui está a vocação primeira da Galeries Lafayette.
Suscitar a excitação. Provocar o desejo, para todos.
A alma de uma loja de departamento e a ambição de criar um lugar único; um lugar no cruzamento dos caminhos onde coexistem moda, acessórios, luxo, design, música e arte contemporânea. Um lugar para todos os estilos, todos os desejos, todos os perfis, todas as emoções. Um lugar de vida! É essa a magia da Galeries Lafayette.
Mais do que um logotipo, um convite
Tinha que ser à altura da mudança. Devia encarnar essa renovação; traduzir toda a energia criativa da Galeries Lafayette.
Tinha que ser ousado, enérgico e símbolo desse famoso “Novo Chic”.
Devia ainda inscrever-se na história dos logotipos da casa que se sucederam, materializando, cada um ao seu modo, uma época. Tinha que ter o cunho do tempo presente. É tudo isso e mais do que isso! Ele tem esse grão de loucura, esse ardor no traço, que desperta os desejos e a criatividade.
É um incentivo para expressar-se, com força. É um convite para ousar, pular, gritar, experimentar, criar, viver.
É a Galeries Lafayette.
Uma nova campanha – uma evidência
Fresca, enérgica, moderna, elegante, livre, essa era a equação dada em um brief inicial para essa nova campanha. Foi finalmente a agência inglesa Wednesday (Mr Porter, InStyle, net-a-porter) que conseguiu fotografar o novo espírito Galeries Lafayette.
Não falta nada: impertinência, benevolência, criatividade, energia, twist, movimento.
Mais do que uma assinatura, essa campanha é a encarnação dessa famosa “liberdade de ser” tão valiosa para a Galeries Lafayette e os seus clientes.
*Guillaume Houzé é diretor de Imagem e Comunicação da Galeries Lafayette
TRÊS PERGUNTAS PARA O ERIK TORSTENSSON
FUNDADOR E DIRETOR CRIATIVO WEDNESDAY AGENCY LONDON
O que te inspira ao pensar em Galeries Lafayette?
A Galeries Lafayette é a loja mais icônica de Paris, sempre foi a precursora das últimas tendências de moda, acolhendo as marcas e os criadores mais surpreendentes. Sempre teve a vontade de tentar a experiência da novidade e da diferença, o que foi uma das inspirações-chave para a ideia da nova campanha.
Quais são as características da nova campanha?
Desejávamos que a Galeries Lafayette lançasse uma mensagem forte, até mesmo provocante. Como já disse, a marca é mestre da arte da reinvenção, razão pela qual chegamos ao conceito de “novo chic”. Era perfeito para o DNA da marca e sua nova orientação.
No que tange às bolhas, queríamos que fossem voltadas ao público para estabelecer um diálogo. É um meio democrático para inserir o cliente na experiência da campanha.
Para além da moda, o que representa o ‘novo chic’ para você?
Para mim, o novo chic é sempre refletir sobre mudança, ir além, inovar e ser criativo em tudo o que fazemos. O ‘novo chic’ é estar a vontade com aquilo que somos; se sentir bem e confiante.
O CASTING
A dançarina estrela Marie-Agnès Gillot, o músico Gabriel-Kane Day Lewis, o chef Pierre Jancou, os modelos Camille Rowe e Anais Mali, a colunista de moda Mademoiselle Agnès, os Twins – gêmeos dançarinos e corégrafos… tantas personalidades criativas diferentes que, no entanto, se encontram todas no espírito Galeries Lafayette, singulares e livres. Esses artistas dos tempos modernos se impõem naturalmente como embaixadores dessa renovação e integram a tribo da Galeries Lafayette, com todo seu talento.