A Galinha Pintadinha é uma das marcas nacionais mais reconhecidas pelo público. Seu canal no YouTube conta com 36 clipes que, juntos, beiram dois bilhões de visualizações – de acordo com o próprio site, Um deles é o mais assistido pelos brasileiros desde a estreia da plataforma no país. A cativante personagem, da série criada por Juliano Prado e Marcos Luporini, também é responsável por um feito inédito para empresas do Brasil: está entre as 150 maiores marcas do mundo em licenciamento, ocupando a 89ª posição, ao alcançar o valor de 300 milhões de dólares em produtos vendidos.
O ranking “150 TOP Global Licensors” foi publicado na edição de maio da revista inglesa License! Global, uma das mais respeitadas e especializadas no setor. A Galinha Pintadinha está à frente de marcas importantes e conhecidos globalmente, como Volkswagen, Sony Pictures e Lamborghini.
“Aproveitar o potencial de uma marca 100% nacional como a Galinha Pintadinha mostra a força do Brasil na produção audiovisual e no mercado de licenciamentos, que nos permite criar oportunidades reais de negócios para nós e nossos parceiros”, ressalta Miguel Moreira, gerente da Bromélia Produções, empresa responsável pela criação e administração do conteúdo da Galinha Pintadinha em todos os canais de distribuição.
Além da presença no ranking, o reconhecimento internacional começa a avançar também graças ao movimento de expansão global da marca, que fechou parceria com quatro grandes agências de licenciamento em pontos estratégicos do globo: Televisa (no México), CPLG (na Espanha e Portugal), Character Mix (Argentina, Colômbia, Uruguai e Paraguai) e P&L Global (Chile, Peru, Venezuela, Panamá, Bolívia, Equador, Caribe, entre outros), cobrindo países da América do Sul, Caribe, México e Europa.
Criado a partir de uma experiência teste dos produtores, o canal da Galinha Pintadinha em espanhol no YouTube já conta com quase um bilhão de visualizações, e La Gallina Pintadita em espanhol já é exibido pelo Netflix LATAM com enorme sucesso. “Queremos que as crianças dos países latinos e hispânicos se tornem fãs dos personagens, suas músicas e vídeos disponibilizados por streaming e pelo app para, em seguida, iniciar a venda de produtos relacionados. Esse caminho já está sendo traçado com sucesso”, finaliza Miguel.