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GfK: BRASIL É O PAÍS MAIS CONECTADO ENTRE OS BRICS

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A GfK acaba de divulgar os resultados da 5ª edição do estudo GfK Connected Consumer Index que classifica 78 países de oito regiões de acordo com os níveis de conectividade de suas populações, detalhando, inclusive, os dispositivos mais usados. O levantamento revela que o Brasil ocupa o 42º lugar no ranking mundial, liderado por Hong Kong, América do Norte e Emirados Árabes Unidos. O estudo tem por objetivo oferecer ao mercado um panorama global da conectividade nos últimos cinco anos, para que empresas dos mais variados setores possam tomar decisões estratégicas que envolvem desde oferta de dispositivos, conteúdos e tecnologias.

Dentre os países sul-americanos, o Chile obteve a melhor colocação, do ranking GfK Connected Consumer Index, saltando sete posições em relação ao ano passado, e ficando com a 20ª posição. Em seguida, vem o Brasil (42ª), Colômbia (53ª), Argentina (54ª) e Peru (60ª). “Apesar de economicamente menos representativo que o Brasil, o Chile tem legislação mais favorável a investimentos e uma penetração da banda larga mais alta que os demais países do Continente Sul Americano”, analisa o diretor geral do Grupo GfK no Brasil, Felipe Mendes.

Entre os chamados países BRIC, o Brasil é o mais bem colocado do ranking, seguido pela Rússia (43ª), China (47ª) e pela Índia, bem mais abaixo, na 72ª colocação.

Tecnologias para vestir, assistir e telefonar

O estudo GfK Connected Consumer Index também classifica os dispositivos de acesso mais utilizados no mundo, em cada país e região. De acordo com a tabela a seguir, no Brasil, os smartphones são o principal dispositivo de acesso à internet, mas o significativo avanço dos wearables e das TVs como instrumentos de conectividade vem chamando a atenção. “Em apenas um ano, os wearables cresceram 10% e as TVs, 11%. “São tecnologias novas que ganham força e tendem a se popularizar nos próximos anos”, assinala o executivo da GfK.

As dez populações mais “conectadas”

De acordo com a classificação do GfK Connected Consumer Index, nos últimos dois anos, Hong Kong e América do Norte (EUA, Canadá e México) permanecem firmes como tendo as duas populações mais conectadas do mundo.

Connected Consumer Index da GfK

2015
Classificação

 2016
Classificação

Pontuação
2015

  Pontuação
2016

1

1

Hong Kong

1.430

1.486

2

2

América do Norte

952

1. 062

8

3

EUA

829

995

3

4

Noruega

939

988

4

5

Alemanha

873

940

6

6

Arábia Saudita

836

935

5

7

Reino Unido

856

916

10

8

Suíça

801

914

7

9

Dinamarca

835

906

9

10

Suécia

807

875

Fonte: GfK Connected consumer Index. Disponível em: http://connected-consumer.gfk.com/connected-consumer-index/

Felipe Mendes observa ainda que “estamos vendo uma tendência de forte aumento da conectividade em todos os países. Para mercados de alto crescimento, especialmente no Oriente Médio, África e na APAC emergente, a tendência dominante permanece sendo a adesão aos smartphones. Este é o principal dispositivo, e muitas vezes o primeiro dispositivo, que os consumidores usam para se conectar aos serviços de transmissão de dados. É provável que esta tendência continue a imperar nos próximos dois ou três anos, pois a redução dos preços significa que mais de um bilhão de consumidores poderão conectar-se usando um dispositivo pessoal pela primeira vez”.

“Para os mercados desenvolvidos, principalmente na Europa Ocidental e na América do Norte, os fatores de crescimento já passaram para a próxima tendência em conectividade do consumidor. As tecnologias wearables estão liderando a moda, juntamente com carros conectados, e ambos estão oferecendo novos benefícios para o consumidor. A tecnologia da casa inteligente é uma oportunidade igualmente significativa, mas a sua adesão deverá ser mais lenta e mais estável em termos da curva de adoção do consumidor”.

Para ver as classificações do GfK Connected Consumer Index e tendências dos últimos cinco anos de cada região e país, visite: http://connected-consumer.gfk.com/connected-consumer-index/

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