Google Earth acaba de completar 10 anos e comemora a data apresentando novas ferramentas que vão permitir ao internauta fazer uma viagem espacial sem sair de casa, ou melhor nas telas dos computadores, tablets e celulares. Com “Voyager”, uma nova aplicação, será possível ver os mapas e andar pelas cidades por meio da integração dessas imagens com o Google Maps. Com resolução 3D, essa imersão na tecnologia vai permitir passeios surpreendentes a monumentos como o indiano Taj Mahal, o norte-americano Grand Cannyon e a bela avenida dos Champs-Élysées em Paris, além da Floresta da Tijuca e do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Certamente, porém, é o “Earth View”, a nova ferramenta que mais deve encantar os internautas com paisagens espetaculares do mundo em alta resolução e que podem ser descarregadas e usadas, por exemplo, como protetor de tela.
Google Earth, nos últimos dez anos, é cada vez mais usado tanto por empresas como por internautas em busca de referências mais precisas de geolocalização. Com as inovações e a integração com o Google Street View, amplia ainda mais seu potencial, pois encontrando um ponto qualquer no planeta será possível mergulhar nele, andar pelas cidades e ainda se deparar com conteúdo essencial como meio de transporte público e outros serviços, os quais devem manter a plataforma cada vez mais sofisticada.
Para celebrar estes dez anos, Google Earth além das novidades, começa a difundir também um amplo leque de mapas, que podem se tornar um grande aliado nas escolas, mais interativo e capaz de auxiliar o pleno conhecimento de geografia e a visão mais clara dos biomas existentes no mundo. É um mundo que, como previa o canadense Marshall McLuhan cada vez mais se torna uma aldeia global, uma aldeia global da era digital, quase totalmente mapeada.