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GPSGAY CHEGA AO BRASIL - Revista Publicittà GPSGAY CHEGA AO BRASIL - Revista Publicittà

GPSGAY CHEGA AO BRASIL

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Chega ao Brasil, ainda este mês,  o premiado aplicativo uruguaio GPSGAY, uma rede social totalmente voltada para a comunidade LGBT – sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais – e, como o nome evidencia, com todos os benefícios de um GPS, tanto para conhecer pessoas quanto para localização de produtos e serviços gay friendly. Além disso, combina a funcionalidade de algumas das principais plataformas web como Facebook, Foursquare, Amazon, Booking, Youtube entre outros. Vai alegria da comunidade inclusive a que utiliza, no país, um novo neologismo para gays, os ex-gays.

 

O GPSGAY acaba de ganhar o prêmio de melhor App escolhido pelo público na Mobile Premiere Award, em março, em Barcelona (Espanha), uma das mais importantes premiações de tecnologia do mundo. Antes disso, já tinha sido contemplado com o título de Melhor App do Uruguai na AppCircus.

O reconhecimento resulta de sua multifuncionalidade: por meio dele, os usuários podem fazer amigos através da rede social, identificar outros usuários no mapa da cidade com recursos de geolocalização, encontrar hotéis, restaurantes, bares, boates etc. onde sejam totalmente bem-vindos.

Tais locais podem ser classificados, de forma colaborativa, pelos próprios usuários, o que permite formar um ranking de usuários da própria comunidade. No calendário de eventos ainda vão constar, além de festas e eventos, manifestações da comunidade como as Marchas do Orgulho Gay.

Também são disponibilizados, tanto pelo celular quanto pelo site, filmes, séries, notícias, artigos, todos com a ênfase na temática LGBT. O aplicativo (App) é gratuito e compatível com iPhone e Android.

Além da pegação

Embora existam várias aplicações para a comunidade LGBT, a maioria volta-se especificamente para encontros sexuais (principalmente o público masculino gay). O GPSGAY não pretende competir com este tipo de produto. Ao contrário, a plataforma foi desenvolvida buscando atender a outras necessidades mais voltadas ao bem-estar e estilo de vida, diferenciando-se pela qualidade e quantidade de conteúdos, constantemente avaliados pelos próprios usuários.

Por que o mercado gay?

O público conhecido como “dink” – do inglês “double income, no kids” (renda dupla, sem filhos) – tem alto potencial consumidor, pois gasta em média 40% a mais do que o público heterossexual em produtos e investe 57% mais em turismo. Neste setor, por exemplo, raramente os serviços de reservas online identificam hotéis e serviços gay friendly. Desta forma, o GPSGAY torna-se uma plataforma de alto valor agregado para o turismo LGBT, especialmente na América Latina onde há carência de informações e serviços para a comunidade gay.

Ideia premiada

Baseadas em Montevidéu (Uruguai), as desenvolvedoras e companheiras há 10 anos, Rosario Monteverde, engenheira de Sistemas com mestrado em Gestão de Empresas de Tecnologia, e a designer gráfico Magdalena Rodrigues, ambas com 32 anos, são também sócias da Web Services PRO Internacional, com mais de 500 sites de clientes em 15 países. A empresa surgiu como uma startup da incubadora Ingenio e recebeu, em 2009, o prêmio “Cartier Women´s Initiative Award” como a melhor iniciativa feminina da América Latina.

Ambas desenvolveram, antes do GPSGAY, o portal Gays e Lésbicas do Uruguai, um site sem fins lucrativos criado como um ponto de encontro para a comunidade e que se tornou o maior portal gay daquele país.

O GPSGAY teve início em setembro de 2013 como um projeto beta fechado para 5 mil usuários. Passada a fase de testes, já chegou a mais de 150 mil usuários registrados na América Latina, principalmente no México, Colômbia, Venezuela e Argentina.

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