London, UK – A Gucci roubou a cena esse ano como a marca de Luxo que mais cresceu dentro da categoria, crescendo seu valor de marca em +66% para $22.4 bilhões. Mantendo-se na 3a posição no ranking das top 10 marcas de Luxo, Gucci demonstra como marcas de moda de luxo estão abraçando a tecnologia digital, como o Instagram e outros canais de mídias sociais, para compartilhar as ultimas coleções com os millennials.
Louis Vuitton mantém a primeira posição de marca de luxo mais valiosa e também como a terceira marca que mais cresceu na categoria, crescendo +41% alcançando $41.1 bilhões de valor de marca. Dior (9a colocada) foi a segunda marca que mais cresceu +54% para $3.6 bilhões.
Desiludidos pelos eventos mundiais, os consumidores estão buscando excitação, felicidade e escapismo através de marcas de luxo de acordo com o ranking BrandZ™ Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo 2018 da WPP e Kantar.
O ritmo de crescimento do BrandZ Luxury Top 10 cresceu sete vezes nos últimos 12 meses, de apenas 4% em 2017 para 28% em 2018, e agora tem um valor total de marca de US$133,1 bilhões.
Nova entrante no ranking das 10 maiores marcas de luxo, a Yves Saint Laurent (no.10) aumentou o número de marcas francesas no ranking para seis, ao envolver também o público mais jovem com tecnologias de realidade virtual e aumentada para promover novos perfumes como o Mon Paris. Mantendo-se fiel à sua herança de marca e base de clientes fiéis, também encomendou novas campanhas publicitárias com a ex-musa do Yves Saint Laurent de 70 e poucos anos, Betty Catroux.
Doreen Wang, Global Head of BrandZ at Kantar Millward Brown, comenta: “Antes evitadas pelas marcas de luxo por medo de diluir seu prestígio e exclusividade, líderes como Hermès, Burberry e Gucci estão adotando tecnologias digitais, atraindo consumidores mais jovens e oferecendo experiências de compras sem interrupções em múltiplos canais; seja on-line, celular ou em lojas físicas. Observamos um crescimento particularmente forte nos mercados asiáticos, à medida que o consumo de produtos de luxo nessas regiões aumenta e as marcas implantam campanhas de marketing mais direcionadas e omnichannel para alcançar esse grupo demográfico influente.
Wang continua: “Criando a imagem perfeita de seu item de luxo usando plataformas de compartilhamento de imagens, como o Instagram, os consumidores puderam afirmar suas vozes e comunicar histórias pessoais sobre a experiência da marca. Foi apenas uma questão de tempo até que as marcas de luxo percebessem a importância das tecnologias digitais no controle e na condução da narrativa ”.
The BrandZ™ Top 10 Most Valuable Luxury Brands 2018
Rank 2018 | Brand | Country of origin | Brand value 2018 ($M) | Brand value change | Rank change |
1 | Louis Vuitton | France | 41,138 | 41% | 0 |
2 | Hermès | France | 28,063 | 20% | 0 |
3 | Gucci | Italy | 22,442 | 66% | 0 |
4 | Chanel | France | 10,383 | -6% | 0 |
5 | Rolex | Switzerland | 8,721 | 8% | 0 |
6 | Cartier | France | 7,040 | 20% | 0 |
7 | Burberry | UK | 4,483 | 5% | 0 |
8 | Prada | Italy | 3,925 | -1% | 0 |
9 | Dior | France | 3,612 | 54% | 0 |
10 | Saint Lauren/Yves Saint Lauren | France | 3,316 | N/A | New |
A Instagram, uma novata nas Marcas Globais Mais Valiosas da BrandZ deste ano, na posição 91, está se mostrando essencial como uma forma de rejuvenescer as marcas tradicionais. Duas das principais marcas de luxo, Gucci e Louis Vuitton, foram particularmente bem sucedidas em seu uso. Cada uma com mais de 23,4 milhões de seguidores no Instagram, essas marcas estão usando as mídias sociais para atrair clientes millennials com grande efeito, com uma correlação clara entre seguidores e vendas para uma nova geração de clientes mais jovens via canais digitais.
Enquanto a competência digital da Gucci contribuiu para a reinvenção de sua marca, a nomeação do diretor criativo Alessandro Michele, contratando o artista de rua Trevor Andrew, também conhecido como GucciGhost para colaborar em novas coleções e endossos de celebridades por Rhianna, Brad Pitt, Rachel McAdams e Salma Hayek provaram ser populares entre os millennials interessados em expressar sua identidade com produtos mais sofisticados.
A marca britânica Burberry (no. 7), considerada uma das primeiras a adotar a mudança digital, aumentou seu valor de marca para US$ 4,48 bilhões e fez parceria com a plataforma de moda on-line, a Farfetch como uma forma de atingir consumidores mais jovens e conscientes da moda e ampliar a disponibilidade de seus produtos para mais de 150 países. Outras marcas de luxo parceiras da Farfetch incluem a Prada (no.8) e a Yves Saint Laurent (no.10).
Lideradas pela tecnologia móvel, as receitas digitais aumentaram em todas as regiões com maior crescimento na região Ásia-Pacífico. Parcerias estão se mostrando eficazes para marcas que desejam oferecer produtos e serviços diferenciados, e a colaboração da Burberry com o designer russo e com a principal marca de streetwear Gosha Rubchinskiy foi uma das muitas maneiras de ampliar seu apelo para consumidores mais jovens.
A demanda das regiões asiáticas, particularmente a China, contribuiu para o crescimento da categoria de luxo este ano, com empresas como a LVMH, maior fabricante mundial de artigos de luxo e controladora de 70 casas de luxo, reportando fortes vendas em bolsas de alto padrão, roupas e champanhe. Viagens internacionais e viagens de negócios fora da China continental aumentaram o consumo de artigos de luxo, particularmente entre o “Moonlight Clan” – um nome dado aos millennials chineses que gastam todo o seu dinheiro até o final do mês. Isso representa um afastamento dos hábitos tradicionais das gerações mais velhas em um país conhecido por sua alta taxa de poupança. A Hermès (no.2) aumentou seu valor de marca em + 20%, crescendo para US $ 28,1 bilhões, ao investir no crescimento de sua presença online na Europa e ao intensificar sua inovação digital na China com o lançamento de sua primeira loja pop-up no WeChat.
Highlights do ranking BrandZ Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo deste ano:
- Oito das Top 10 marcas são de tecnologia ou relacionadas, com Googlee Apple mantendo-se na primeira e segunda posição, crescendo +23% para $302.1bn e +28% para $300.6bn respectivamente.
- Amazon subiu para a Terceira posição a frente da Microsoft, crescendo +49% para $207.6bn. Tencentsubiu para a quinta posição a frente do Facebook (6ocolocado), crescendo +65% para $179bn. Marcas relacionadas a tecnologia somam agora mais da metade (+56%) do valor total das Top 100 marcas mais valiosas.
- Entretenimento! Assi stir programas no Netflix, compartilhar histórias no Facebooke fazer download de conteúdo no Itunes da Apple contribuiu para um ano recorde de crescimento de valor de marca.
- Crescimento recorde – O valor das Top 100 marcas mais valiosas do mundo teve um crescimento recorde de 21%, somando quase $750bn ao ranking, agora avaliado em $4.4trilhões – quase o GDP do Japão.
- As marcas de tecnologia travaram guerra contra marcas de consumo. Na ‘batalha das marcas’, empresas de tecnologia como Amazon, Alibabae eBay saíram vitoriosas contra marcas de consumo, mudando o equilíbrio de poder no BrandZ Top 100, respondendo por mais da metade (+56%) da marca total valor.
- Os recém-chegadosincluem o gigante de telecomunicações norte-americano Spectrum ( nº27), a Uber(nº81), o Instagram (nº91) e a primeira marca indonésia no ranking BCA no no.99.
- Pelo primeiro ano marcas não-americanas cresceram mais rapidamente. As marcas chinesas disruptivas tiveram um grande impacto, com 14 delas aparecendo no Top 100. O valor total das Top dez marcas da China cresceu em +47%, mais que o dobro das marcas dos EUA (+23%).
- Marcas chinesas pioneiras também dominam entre as que cresceram mais rápidoneste ano: JD.com(no.59) + 94%, Alibaba (no.9) + 92% e Moutai (no.34) + 89%.
- O varejo foi a categoria que mais cresceu, crescendo +35% em valor nos últimos 12 meses, impulsionada por marcas de comércio eletrônico.
- As marcas suportam a criação de valorcom mais força do que nunca. Se compararmos o crescimento de todas as marcas no ranking com o S&P500 e o MSCI World Index, nosso portfólio supera em 70% e 122%, respectivamente.
- O marketing liderado por inteligência, como o AI e o AR, permite que as marcas “reavaliem e prosperem” e mantenham a relevância para os consumidores.
- Parcerias provaram ser essenciais, uma vez que as marcas buscam maneiras de maximizar a eficiência.As marcas líderes continuaram a elevar o nível das expectativas em relação à experiência do cliente em todos os pontos de contato – tanto on-line quanto off-line – desde a avaliação até a coleta ou a entrega, buscando parcerias estratégicas e de longo prazo.