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HENKEL CELEBRA 140 ANOS - Revista Publicittà HENKEL CELEBRA 140 ANOS - Revista Publicittà

HENKEL CELEBRA 140 ANOS

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Há exatos 140 anos, no dia 26 de setembro de 1876, Fritz Henkel fundou a empresa Henkel & Cie com dois sócios em Aachen, na Alemanha. Dois anos depois, Fritz tornou-se o único proprietário e mudou a sede da empresa para Düsseldorf, onde está localizada até hoje sua maior unidade de produção no mundo. Atualmente, a Henkel é uma empresa global com aproximadamente 50 mil colaboradores, vendas que ultrapassam os 18 bilhões de euros e marcas globais como Loctite, Pritt, Schwarzkopf e Persil.

O vendedor de 28 anos, Fritz Henkel, começou sua carreira empreendedora comercializando um detergente de uso geral que ele mesmo desenvolveu. Em 1878, a marca “Henkel’s Bleich-Soda” (soda branqueadora) foi um sucesso de vendas e passou a ser exportada. Em 1907, Fritz Henkel e seus dois filhos lançaram o primeiro detergente auto agente do mundo, o Persil. A marca é até hoje uma das maiores em seu segmento.

“Fritz Henkel foi um verdadeiro pioneiro em vários sentidos – e para nós é importante manter esse espírito de empreendedorismo,” declarou a Dra. Simone Bagel-Trah, Diretora do Conselho de Supervisão e do Comitê de Acionistas da Henkel, além de tataraneta do fundador da empresa. “O nome Henkel é sinônimo de marcas reconhecidas em todo o mundo há décadas. Temos muito orgulho disso. Os 140 anos de negócios bem-sucedidos devem-se principalmente aos nossos colaboradores que contribuíram para o sucesso da Henkel de geração em geração”.

“Estamos muito bem posicionados com nossas marcas e tecnologias inovadoras,” adicionou Hans Van Bylen, Diretor do Conselho Administrativo da Henkel. “Nós figuramos na liderança do mercado global em todos os setores em que atuamos. Por isso, estamos confiantes que o desenvolvimento bem-sucedido da empresa continuará futuramente”.

Expansão das atividades comerciais

O negócio de adesivos da Henkel teve origem na década de 1920. Em 1922, a empresa produzia adesivos para suas próprias necessidades e começou a vendê-los apenas um ano depois. Atualmente, a unidade comercial de Adhesive Technologies da Henkel é líder em soluções de adesivos, vedantes e selantes no mundo todo.

A área de cosméticos também possui longa tradição na Henkel. A base para o desenvolvimento da unidade de negócios de Beauty Care foi definida por duas aquisições. Em 1924, a empresa adquiriu ações da Dreiring-Werke, fabricante de sabonetes. Mais tarde, em 1950, a Henkel adquiriu a participação majoritária e finalmente comprou todas as ações em 1953. Em 1950, a Henkel também assumiu a Therachemie, lançando a tintura de cabelo Polycolor e cremes para descoloração no mercado alemão.

Sob o comando do Dr. Konrad Henkel, neto do fundador da empresa e Diretor do Conselho Administrativo de 1961 a 1980, a empresa tornou-se mais internacional de forma sistemática. Enquanto construíam a liderança de mercado na Europa, a globalização do negócio foi impulsionada e incluiu o Japão, a América Latina e os Estados Unidos. Atualmente, a Henkel possui unidades de produção em cerca de 170 lugares espalhados pelo mundo e mais de 85% de suas vendas são realizadas fora da Alemanha. Os mercados emergentes são responsáveis por 43% das vendas. A globalização da empresa também é refletida pela sua força de trabalho, com funcionários de 125 nacionalidades diferentes.

IPO (Oferta Pública Inicial) e aquisições estratégicas

Para conduzir seu crescimento e globalização, a Henkel lançou sua oferta pública inicial no dia 11 de outubro de 1985. A história de sucesso das ações da Henkel indica o desenvolvimento da empresa. As vendas aumentaram o equivalente a 4,7 bilhões de euros em 1985 para 18,1 bilhões de euros no último ano fiscal de 2015.

A maior aquisição na história da empresa aconteceu em 2008 com a compra dos negócios de adesivos e eletrônicos da National Starch. Isso fortaleceu significativamente a unidade comercial de Adhesive Technologies, que é líder do mercado global para adesivos, vedantes e revestimentos funcionais. Outras aquisições importantes nas três unidades de negócios da empresa também moldaram o desenvolvimento da Henkel pelas últimas décadas, incluindo Schwarzkopf(1995), Loctite (1997) e Dial (2004). Em setembro de 2016, o CEO Hans Van Bylen anunciou a aquisição do fabricante de detergente com sede nos EUA, The Sun Products Corporation – e assim a Henkel tornou-se o segundo maior fornecedor no mercado de detergentes norte-americano.

Liderança em matéria de sustentabilidade

O equilíbrio entre sucesso econômico e responsabilidade social e ambiental sempre foi importante para Fritz Henkel, fundador da empresa, e seus descendentes. A empresa foi uma das pioneiras na publicação de um relatório de sustentabilidade em 1992. O 25° relatório de sustentabilidade foi divulgado no início deste ano. Em 2015, a empresa alcançou o primeiro objetivo intermediário da sua ambiciosa estratégia de sustentabilidade para 2030, com a qual a Henkel deseja criar mais valor para clientes, consumidores, sociedade e para a própria empresa, ao mesmo tempo em que reduz sua pegada ambiental.

Sobre a Henkel

A Henkel opera no mundo todo com marcas e tecnologias líderes em três área de negócios: Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições globais de liderança no mercado, tanto no setor de consumo quanto industrial, com marcas conhecidas, como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega quase 50 mil pessoas, e declarou vendas de € 18,1 bilhões e lucro operacional ajustado de € 2,9 bilhões no ano fiscal de 2015. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã.

Para mais informação sobre a companhia, acesse www.henkel.com

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