Desde sua criação em março de 2011 pelo príncipe de Dubai, o concurso internacional de fotografias Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum International Photography Award (HIPA) assumiu, a partir dos Emirados Árabes, um posto de destaque neste tipo de premiação em todo o mundo levando fotógrafos a buscarem a excelência e a recompensa que, na última edição foi de US$ 400 mil, em imagens que retratam o mundo, o homem, sua fauna e sua flora.
O resultado são fotos fantásticas como as que os parisienses podem conferir na mostra “Sonhos da humanidade” que, desde o último dia 26 de julho, ocupa as margens do rio Sena, que corta a cidade francesa e que ficará em exibição até o dia 15 de outubro. Para anunciar a quinta edição do HIPA, que tem como tema a felicidade, a agência M&C Saatchi & Saatchi de Abu Dhabi assina um belo comercial, onde mostra inclusive como se capturar um leão selvagem apenas com as lentes de uma câmera e com olhar atento do fotógrafo. A recompensa é a beleza desse animal vivo em toda a sua força e potência, nada como atos predadores que colocam em xeque a humanidade e a civilização como a brutal caçada do dentista norte-americano Walter Palmer no Zimbábue que culminou com a morte violenta do leão Cecil, símbolo daquele país africano.
O prêmio HIPA vem se consolidando nos últimos cinco anos como um importante retrato da humanidade e de seus desafios. Por meio dele, Dubai tem despertado o debate em torno de questões fundamentais para a humanidade e estimulado uma produção de conteúdo de excelente nível. Para saber o prêmio, conferir os vencedores e as belas imagens dos últimos ganhadores o passeio pelo site oficial da instituição é deslumbrante. Para acessar o HIPA basta clicar aqui. É uma mostra imperdível do olhar atento dos melhrores fotógrafos do mundo e um convite aos novos.