A sueca H&M tem se mantido na crista da onda do mundo da moda quando o assunto é reciclagem. A grife que vende produtos bem em conta para o dia a dia e algumas peças fashion presentes nos guarda-roupas de celebridades lançou em 2013 o movimento “Garment Collecting Initiative”, que chegou a pagar 5 euros por peças usadas e também reverteu doações em descontos por peças novas, solução simpática que funciona até hoje.
Resultado: já recolheu quase 20 mil toneladas de roupas ao redor do mundo, algumas dessas peças a rede de lojas recicla para a doação de quem precisa e não tem o que vestir e outras reverte em fios para novas coleções, poupando recursos naturais e estimulando a sustentabilidade e a ideia de que aquilo que está fora de moda pode voltar a participar dos novos ciclos.
Com a iniciativa, H&M conquista fãs e aproveita, nesta dupla estação outono-inverno do Hemisfério Norte, para lançar sua nova coleção de jeans, os quais 20% são resultado de fios reciclados. Para apresentar a inovação, H&M coloca em cena Tess Holiday e o roqueiro Iggy Pop e até uma modelo que lembra a espetacular, talentosa e sempre maravilhosa Elke Maravila. A nova linha, que a grife H&M intitulou de “Close the Loop”, fechar um ciclo, é composta de 16 peças, para crianças e adultos, e carrega mais que a grife H&M, o compromisso com a sustentabilidade. Assim, H&M conquista tanto consumidores como mídia gratuita. E merece aplausos, não há dúvidas, ainda que alguns fashionistas torçam o nariz, mas são poucos e tortos de tanto torcerem o nariz para as inovações e o mundo tal qual vivemos hoje.