Hoje, os norte-americanos e canadenses de língua anglo-saxônica celebram o Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day, celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, antecedendo por força do feriado nacional a esperada Black Friday, das ofertas do varejo. É um dia de orações e agradecimentos pelas conquistas e também de confraternização. É no jantar que o famoso peru entra em cena em milhares de lares. E é esta ave a responsável pela mais nova polêmica envolvendo a organização não-governamental PETA (sigla para People for the Ethical Treatment of Animals; em português Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
PETA criou um filme comercial em defesa do veganismo que é até meigo diante de outras de suas ações. Mostra uma representação teatral escolar em que uma garotinha no papel do peru diz para a plateia tudo o que as aves enfrentam a partir do condicionamento em espaços reduzidos passando pelas terríveis injeções de hormônios até o abate. Resultado: a rede de televisão ABC recusou-se a exibir o filme dirigido por Dave Meyers.
Esta decisão da ABC acabou, na realidade, por destacar ainda mais a campanha de PETA em defesa dos 45 milhões de perus que são abatidos para as festas de Ação de Graças nos Estados Unidos. Notas e mais notas na mídia provocaram a divulgação do filme. O recado de PETA em defesa do veganismo foi dado.
Feliz Dia de Ação de Graças.