Comemorado em todo o mundo, o Dia de Reis encerra o ciclo das festas da natividade para os cristãos em comemoração à visita dos Reis Magos ao Deus-menino.
Veja o que diz a maior enciclopédia virtual do mundo, a Wikipédia, sobre a data:
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo a tradição, seriam três Reis Magos a visitar o menino na madrugada do dia 6 de janeiro, conhecida como Noite de Reis.
Em Portugal, o Bolo de Reis é tradicional e contém dentro uma fava que quem a encontra deve preparar o bolo do ano seguinte. Por todo o país as pessoas costumam «cantar os reis» ou as «reisadas» de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas e oferecidas pequenas refeições com doces, salgados e bebidas. Em algumas cidades campestres ainda se realizam o Auto de Reis, numa tradição que foi espalhada pelas ex-colônias portuguesas incluindo o Brasil.
A maioria dos países europeus, de origem católica, comemora a data.
No Brasil, a Folia de Reis ainda ocorre em várias cidades do interior, como você confere nesse belo documentário de Euler Luz.