A crise econômica global tem feito estragos em todo o mundo, o Brasil não é exceção. No mundo inteiro aumenta, a situação de miséria e cidades consideradas ilhas de prosperidade, como a ensolarada Miami, Flórida, Estados Unidos, passam a figurar na lista daquelas que hoje convivem com altos índices de miserabilidade como apontou a revista Forbes e como The New York Times tem mostrado, este ano, em suas páginas atingiu de forma visível Nova York. Na Austrália, a situação não é diferente. E morar na ruas, ser um sem teto, um “homeless”, é um passo para a perda da dignidade e da saúde como mostra em 30 segundos o filme de grande impacto criado pela agência BWM Dentsu para o Exército da Salvação e que começou a ser veiculado domingo, 19, naquele país.
A intenção do filme é mostrar que o ciclo da miséria e da perda de dignidade humana pode ser quebrado, apresentando justamente a situação daqueles que começam a perder tudo e vão rapidamente se transformando como alerta de que é preciso fazer algo urgente, agora, pois a maioria dos “homeless” australianos são jovens que teriam todo um futuro pela frente.
“Homeless é um problema real na Austrália, hoje 42% de 105.237 desabrigados têm idade inferior a 25 anos. Entendemos que as pessoas querem saber como as suas doações de caridade serão usadas e a diferença que estarão fazendo. Esta campanha dá ao público a oportunidade de ver quem estamos ajudando e com que objetivo”, diz Garry Tanner, diretor de marketing do Exército da Salvação.
“A maioria das pessoas não percebem que a falta de moradia é um ciclo que pode ser quebrado. Chegar aos jovens necessitados pode ajudar a mudar a vida antes de ele se tornar um desabrigado. Com esta campanha queríamos transmitir a importância e urgência do apoio que o Exército de Salvação está fornecendo aos sem-teto “, afirma Murray White, diretor executivo de criação da BWM Dentsu Melbourne, no release de divulgação da campanha.
O filme marca o esforço da entidade em torno do “Red Shield Appeal”, o apelo que o Exército da Salvação (The Salvation Army) faz para arrecadar fundos e que começou no último dia 15, com apoio da rede de hotéis Sofitel, onde a campanha foi apresentada em Melbourne.
Um problema que preocupa o mundo e que tem sempre graves consequências, constituindo o lado visível da crise econômica global em países como a Austrália.