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HYPERMARCAS BRINCA O CARNAVAL SEM PRESERVATIVOS - Revista Publicittà HYPERMARCAS BRINCA O CARNAVAL SEM PRESERVATIVOS - Revista Publicittà

HYPERMARCAS BRINCA O CARNAVAL SEM PRESERVATIVOS

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A Hypermarcas deu hoje mais um passo na direção de se tornar uma empresa focada exclusivamente no mercado farmacêutico, com o anúncio da venda de seu negócio de Preservativos para a Reckitt Benckiser. Tal negócio, composto pelas marcas Jontex, Olla e Lovetex, gerou receita líquida de R$ 100,2 milhões em 2014, correspondentes a 2,1% da receita líquida total da companhia no período. O fechamento da operação está sujeito à aprovação dos órgãos de defesa da concorrência e a uma reorganização societária da Hypermarcas para a transferência do negócio de preservativos, dentre outras condições. 

Em novembro de 2015, a empresa anunciou também a venda de seu negócio de Cosméticos para a Coty, por R$ 3,8 bilhões. Após os fechamentos de ambas as operações, os recursos resultantes, de ao redor de R$ 4,5 bilhões, serão utilizados para redução de seu endividamento líquido de aproximadamente R$ 3,3 bilhões ao final de setembro de 2015, o que levará a uma posição líquida de caixa “positivo” pro forma de cerca de R$ 1,1 bilhão.

Essa nova estrutura de capital fortalecerá a capacidade de investimento da companhia em seu negócio farmacêutico, que registrou ganhos contínuos de participação de mercado nos últimos quatro anos e atingiu a liderança do setor em unidades em 2015, segundo o IMS Health. Esse mercado cresceu 10,4% em 2015, beneficiado pelo processo de envelhecimento da população e pelas transformações sociais das últimas décadas no Brasil.

 

Sobre a Hypermarcas

Fundada em 2001, a Hypermarcas é a campeã nacional de produtos farmacêuticos no Brasil. A empresa detém cerca de 14% de participação de mercado em unidades, ocupando a 1ª posição do ranking nacional. A companhia compete em todos os segmentos relevantes do setor, com posição de liderança em diversas categorias.

A empresa é a 1ª no mercado de OTC, com cerca de 15% de participação. Possui liderança nos segmentos de antigripais, analgésicos, estomacais entre outros. Suas marcas são tradicionais e estão presentes no mercado há vários anos. Em alguns casos, são ícones de categoria, tais como Benegrip, Engov, Rinosoro, Epocler, Estomazil, Atroveran, Alivium, Tamarine, dentre outras.

A companhia é a 2ª no mercado de similares e genéricos, com a marca Neo Química. Este segmento, de maior apelo popular, tem permitido que as classes menos favorecidas possam ter maior acesso a medicamentos. Mesmo assim, ainda possui uma baixa penetração, quando comparado com mercados mais maduros.

Em produtos de prescrição médica, a empresa possui posições de liderança em várias classes terapêuticas, com a marca guarda-chuva Mantecorp-Farmasa, dedicada a este mercado. Possui um portfólio de marcas de produto bem estabelecidas, tais como Predsim, Celestamine, Maxsulid, Diprospan, Mioflex-A, Addera D3. Esse segmento é suportado por uma força de vendas e visitação médica de ampla cobertura.

Essa fortaleza no mercado farmacêutico esta suportada por uma operação de larga escala e baixo custo, com uma das maiores fábricas de medicamentos do mundo. Além disso, possui distribuição bastante robusta, tanto no canal de redes de drogarias, como nas lojas tradicionais, acessadas por meio uma ampla rede de distribuidores. Essa plataforma operacional é suportada por altos investimentos de marketing e uma política agressiva de inovação, com lançamentos contínuos de novos produtos.

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