Estreia hoje (20/10) a primeira campanha da iFood criada pela AlmapBBDO. Com cinco filmes, ações na internet e mídia exterior, ela terá comerciais com Bela e Preta Gil, Maurício Manieri e Fabio Porchat mostrando como é prático, seguro e ágil usar o aplicativo de delivery que entrega mensalmente 2,2 milhões de refeições em mais de 100 cidades brasileiras. Para aproximar cada vez mais a marca dos diferentes tipos de consumidores, cada filme ilustrará uma característica de iFood: suas promoções, a variedade de restaurantes com os quais trabalha, a facilidade que o aplicativo oferece tanto para realizar os pedidos como para pagá-los e a garantia da entrega das refeições.
O comercial de estreia é estrelado pelo cantor Maurício Manieri. Divertido, no filme, dois amigos conversam e um, escutando o celular, diz que a “espera” da pizzaria tocava Maurício Manieri. O outro recomenda que ele faça o pedido pelo iFood, que não tem espera, é simples e tem até promoções. Nisso, a música que vinha do celular para e ouve-se uma voz pedindo: “Não desliga, não. Não desliga, não”. A cena corta para a pizzaria e vemos Maurício Manieri cantando para um celular como se fosse o microfone, e o divertido pizzaiolo o avisa de que, se ele perder mais um cliente, será substituído. A assinatura da campanha é “iFood. Pra qualquer fome”, que reforça o caráter democrático do aplicativo.
Para Arthur Santos, diretor de marketing iFood, “A campanha tem a linguagem que melhor traduz a forma que queremos nos aproximar de nossos clientes. Um tom descontraído, com personagens de extremo carisma entre os brasileiros e que reforçam a praticidade e a inovação que iFood representa no universo de delivery online”. E complementa, “Estamos ansiosos para a reação do público diante do lançamento de cada filme. A AlmapBBDO nos surpreendeu com uma campanha criativa e bem-humorada que, certamente, vai comprovar que iFood é um aplicativo ‘Pra qualquer fome’.”.
“Para nós, foi um ótimo desafio desenvolver esta campanha, porque iFood é o primeiro cliente da AlmapBBDO neste segmento”, diz Luiz Sanches, sócio e diretor geral de criação da agência. “Fizemos uma campanha bem-humorada e informal, que divertirá os consumidores e mostrará aquilo que a marca quer passar: o quanto é prático e garantido usar o aplicativo iFood”. A campanha de iFood foi criada por Fernando Duarte e Henrique Del Lama, com direção de criação de Pernil e Andre Gola. A direção dos comerciais é de Dulcídio Caldeira, da Boiler Filmes. As filmagens foram feitas em São Paulo, na primeira semana de outubro.
Os outros quatro comerciais – que incluem um com as irmãs Bela e Preta Gil e outro com Fabio Porchat – estrearão durante as próximas semanas e os cinco serão veiculados alternadamente nas emissoras abertas e por assinatura. Na internet, além da veiculação dos filmes, a campanha se desdobrará em memes e pílulas seguindo a mesma linha bem-humorada da TV. Contará também com reforço em mídia exterior. A iFood e a AlmapBBDO trabalham juntas desde julho de 2016.
O lançamento da campanha acontece em um importante momento de evolução do aplicativo iFood. Após se consolidar como ferramenta fundamental de pedidos por delivery, o app está de cara nova, oferecendo facilidades que visam colaborar para a que a decisão do pedido seja ainda mais prática e inspiracional, por meio da função “descobrir”. Outra novidade é a possibilidade de buscas por meio de listas que oferecem restaurantes por paladares, ou momentos, ou promoções, por exemplo. São listas como “apimentados” ou “saudáveis”, de acordo com o gosto e paladar. Para facilitar a escolha de acordo com o momento há opções como “pratos individuais”, ou “para comer com a família”, e até “pé na jaca”. Para os que querem economizar, há as listas de “promoções” e “pratos mais em conta”, por exemplo. Feita a descoberta, o usuário vai poder favoritar os restaurantes e criar suas próprias listas privadas.
“Queremos ser um aplicativo que ofereça curadoria no momento do pedido e que esclareça o usuário sobre as infinitas possibilidades de pedidos, indo muito além da pizza e do fast food”, comenta Felipe Fioravante, CEO o co-Fundador iFood. O executivo enfatiza que “Este é só o primeiro passo em direção a grandes inovações no modo de navegar e escolher pelo iFood. Ainda temos muito a evoluir neste sentido. Temos um time especializado para realizar a curadoria dos restaurantes, incorporando algorítmos e machine learning para aprimorar a cada dia as experiências gastronômicas de nossos usuários”.
A novidade também abre portas para que restaurantes ainda pouco acionados via iFood sejam descobertos e, na outra ponta, o consumidor vai notar que o processo de busca e escolha se torna mais fácil, divertido e “Pra qualquer fome”. Para ter acesso às novas facilidades do app, os usuários devem atualizar a versão antiga.
Sobre iFood
O iFood, plataforma líder de delivery online de comida no Brasil, permite a solicitação de pedidos de comida via internet e aplicativos móveis disponíveis nos sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone. A companhia conta com a participação de grupos como a Movile – um dos maiores grupos do mercado de aplicativos mobile do mundo – e a Just EAT – maior grupo de pedidos online do mundo, com um valor de mercado estimado em US$ 4 bilhões. Atualmente, a empresa mantém presença em mais de 100 das principais cidades economicamente ativas do Brasil. Contando com mais de 10 mil restaurantes ativos, o iFood registra em média, 2,2 milhão de pedidos mensais e valor transacionado anual de R$ 850 milhões aos restaurantes. O objetivo é expandir o serviço para outras cidades e estados do País, atingindo mais de 25 mil estabelecimentos e redes de alimentação até o final de 2016.