Com bocas famintas para alimentar e não há tempo suficiente no dia, cozinhar às vezes pode ser uma tarefa árdua. Mas, IKEA sabe que a diversão é o ingrediente necessário para transformar o cozinhar todos os dias em algo divertido, quando tudo no ambiente funciona corretamente e torna a cozinha um lugar maravilhoso para passar o tempo. É um centro social para amigos e família. Um lugar para jogar. Um lugar para relaxar. Um lugar para criar e desfrutar. É assim que a rede varejistas de móveis e soluções para casa sueca IKEA apresenta o seu mais novo e surpreendente comercial, onde macacos entram numa cozinha e sem adestramento fazem o que bem entendem. Brincam, comem e, depois, num toque de mágica, pois tudo funciona conforme o planejado, a cozinha está nova de novo para outro momento de prazer e diversão. A campanha assinada pela Mother London ganhou a direção luxuosa de Juan Cabral e a trilha sonora de Psychotic Reaction por Brenton Wood. É um filme divertido, sem que os macacos sejam molestados, fazendo o que bem entendem e mostrando exatamente a funcionalidade que IKEA oferece para marcar o slogan da rede no Reino Unido: “wonderful every day”.
IKEA foi fundada na Suécia em 1943 por Ingvar Feodor Kamprad, então com 17 anos de idade, que queria oferecer produtos para casa com um leque diversificado e funcional a preços baixos para quem está começando na vida, tem pouco espaço e precisa de algo que realmente funcione. Fez tanto sucesso que a rede cresceu, chegou a outros mercados muito além da pequena Elmtaryd onde nasceu. Conquistou os grandes centros e o mundo por oferecer exatamente aquilo que é essencial, nada de superlativos.
Essa prática de IKEA em oferecer soluções aliada à campanhas publicitárias de grande impacto, logo a posicionaram como uma das marcas mais poderosas do planeta, tanto o dos macacos como dos humanos, até por ser o mesmo. A rede continua firme no seu propósito de oferecer soluções, os preços muitas vezes já não são tão módicos, mas contam a durabilidade e a praticidade. E os consultores da IKEA sabem fazer muito bem o cliente se sentir literalmente em casa, mantendo um diálogo sempre aberto. É o que faz a marca desejada e os negócios em alta.
Agora, até os macacos sabem o valor da praticidade. IKEA sabe surpreender.