Um espaço com mais de 57 mil m² no Rio de Janeiro, um satélite para captar a arte e apenas quatro dias para desenvolver a animação. Esse foi o cenário que o artista londrino INSA enfrentou para conseguir cumprir o desafio proposto por Ballantine’s.
Arte, tecnologia e criatividade. Esses foram os principais elementos de um projeto artístico ousado produzido pelo whisky Ballantine’s e por INSA, reconhecido artista londrino: criar o maior GIF animado do mundo. O resultado desse desafio é mostrado no documentário ‘INSA’s Space GIF-iti’ (em tradução livre, O GIF-iti espacial de INSA) que poderá ser conferido a partir do dia 21 de janeiro, no Youtube e na página do Facebook de Ballantine’s.
Para escolher o cenário ideal para a execução da ideia, o artista e sua equipe dedicaram vários meses na busca do espaço perfeito. INSA acabou decidindo pelo Brasil, país que serviu de inspiração para muitas de suas obras, em virtude do clima que dava mais chance do projeto ser bem sucedido. Com isso em mente, ele encontrou a locação perfeita em um estacionamento vago na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Lugar decidido, a equipe pode colocar a mão na massa.
Animado com o projeto, INSA define toda a ação como arrojada. “Essa foi uma das ideias mais grandiosas que eu já tive. Digo isso, porque não é só tirar uma foto de uma pintura no chão, mas esse desenho tem que ser grande o suficiente para que ele possa ser visto do espaço. Para isso, nós contratamos um satélite que está a mais de seis mil quilômetros de distância. Estou muito empolgado com esse trabalho”, afirma.
A obra de arte animada, que conta com mais de 57 mil m², foi pintada no chão em quatro etapas ao longo de quatro dias de trabalho. O formato de coração, característico do traço de INSA, foi a gravura escolhida para estampar a pintura em solo carioca. O artista foi auxiliado por uma equipe de 15 pintores locais que usaram tinta e rolos para definir como fazer a primeira camada da arte.
O maior desafio técnico do projeto foi encontrar uma forma de capturar imagens de altitude elevada em alta resolução. A solução veio da Airbus, que forneceu à marca Ballantine’s e INSA o par de satélites “Pleiades” que pode fotografar uma imagem a 100km em qualquer lugar do mundo com uma resolução de um pixel per 50cm2. O painel ao ar livre foi capturado via satélite e passou a ter movimento depois de ser tratado pelo grafiteiro no seu estúdio em Londres.
‘INSA’s Space GIF-iti’ é mais um trabalho de uma série de parcerias entre Ballantine’s e indivíduos que tiveram a sua arte reconhecida ao redor do planeta. O resultado das parcerias e a identidade autêntica desses personagens são registrados em documentários e definem o posicionamento global de Ballantine’s, ‘Stay True’. Neles, fica o registro do desenvolvimento de cada um dos projetos, sendo esses inspirados no estilo pessoal, talento e crenças desses profissionais únicos. Em outras experiências, a parceria trouxe o produtor e DJ africano, Black Coffee, e o campeão mundial de skate Freestyle, Killian Martin.
De acordo com o head de whiskies da Pernod Ricard Brasil, Rafael Souza, a iniciativa é inspirada pelo pioneirismo e pela inovação características do londrino. “‘INSA’s Space GIF-iti’ é um dos projetos mais ambiciosos que Ballantine’s já realizou e é uma vitrine fiel do que significa Stay True, lema que motiva a marca e os seus consumidores a se manterem fiéis aos seus princípios”, relata.
Sobre INSA
Graduado pela London’s Goldsmith’s Art College – departamento de arte da Universidade de Londres, INSA começou a sua carreira como grafiteiro, ficando famoso pelas suas ideias e estampas. Ele já teve as suas obras exibidas em todo o mundo tanto como arte de rua como em exposições de alto nível – inclusive dentro do Museu Victoria & Albert, localizado na capital inglesa, e o Tate Britain.
Mantendo-se fiel ao seu estilo como artista, mas sem abrir mão da paixão pelo pioneirismo e experimentação de novas ideias, INSA é mais conhecido por criar GIF-iti’s inovadores: animações incríveis dos seus próprios desenhos. O trabalho intenso exige que uma mesma gravura seja repintada diversas vezes, sendo que cada imagem muda ligeiramente seu direcionamento a cada quadro feito. Por desenvolver esse tipo de obra, INSA tem cativado a audiência criando uma imagem física que, paradoxalmente, só existe online.
Sobre Ballantine’s
Ballantine´s é um whisky escocês com harmonização elegante que ganha sua riqueza de caráter única por meio do equilíbrio perfeito entre maltes selecionados, com grãos oriundos dos quatro cantos da Escócia. As marcas que compõem a família Ballantine’s são: Ballantine’s Finest, Ballantine’s 12 anos, Ballantine’s 17 anos, Ballantine’s 21 anos e Ballantine’s 30 anos. Disponível em 120 países, Ballantine’s é o segundo scotch mais vendido no mundo (IWSR’11), com mais de 70 milhões de garrafas por ano, ocupando posição de destaque no extenso portfólio mundial do Grupo Pernod Ricard.