Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
"INTOCÁVEIS": A NOVA POLÊMICA DA BENETTON - Revista Publicittà "INTOCÁVEIS": A NOVA POLÊMICA DA BENETTON - Revista Publicittà

“INTOCÁVEIS”: A NOVA POLÊMICA DA BENETTON

0

A grife italiana Benetton está novamente no centro de uma polêmica envolvendo igreja, empresas e governos por conta da campanha “UNTOUCHABLES” (intocáveis), assinada pela Fundação Benetton Unhate, na qual denuncia o turismo sexual, a pedofilia, a guerra civil na Síria, o comércio de armas, o tráfico de órgãos e a obesidade infantil que estão colocando em risco a dignidade e integridade das crianças do mundo. Assinados pelo artista cubano Erik Ravelo, os porters que integram a campanha mostram crianças crucificadas pelos responsáveis por tais atos de crueldade e desrespeito aos direidos da criança à liberdade e uma vida saudável.

benetton1 benetton2 benetton3 benetton4 benetton5 benetton6
Nas redes sociais, o Facebook chegou a bloquear as imagens da campanha e também a conta do artista cubano Erik Ravelo que as postou.  Ao mostrar crianças crucificadas, a exemplo da icónica imagem de Jesus Cristo, o objetivo da campanha é exatamente o de chocar para sensibilizar. Uma criança síria por exemplo é crucificada por soldado do Exército daquele país que tem atacado a população e um médico sem escrupulos, que “rouba” órgãos é a cruz de outra criança. No Brasil, inclusive, são várias as denuncias sobre esses abusos, sendo as em torno de procedimentos na Santa Casa de Poços de Caldas, Minas Gerais, as mais estarrecedoras. O caso foi parar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)depois que promotores mineiros decidiram arquivar processos que envolvem médicos e políticos.

A obesidade infantil, hoje um problema global também é atacada. No poster que trata desse grave problema, é impossível não relacionar o icónico Ronald, símbolo do McDonalds, à cruz das crianças obesas. A rede de lanchonetes que tem procurado renovar seu cardápio é alvo, em todo o mundo. Num trabalho contínuo para preservar imagem e reputação, o McDonalds tem apresentado em suas campanhas cardápio menos calórico. Mas a relação de obesidade com a rede é, sem dúvida, a cruz que seus administradores ainda carregam e que a Benetton expõe de forma visível na campanha “intocáveis”.

A Igreja, por força dos casos de pedofilia, que o Papa Francisco tem sido rigoroso e veemente na condenação, também não escapou da crítica, assim como o uso da energia nuclear e os seus riscos. O turismo sexual, que tem violentado direitos e crianças em todo o mundo, inclusive no Brasil, é outro alvo.

Benetton volta, assim, ao território da polêmica, no qual tem conseguido manter a marca em evidência em todo o mundo. É inegável a força dos posteres da série “UNTOUCHABLES”.

Share.

About Author

Comments are closed.