San Mateo, Califórnia — De acordo com o relatório da Opera Mediaworks intitulado State of Mobile Advertising (em português, Estado da Publicidade Móvel), o Android capturou a maioria (63%) do tráfego de publicidade móvel no quarto trimestre de 2014. Mesmo assim, não foi capaz de tirar a liderança da Apple neste mesmo período em relação à geração de receita de publicidade móvel.
A posição favorável da Apple nos mercados ocidentais, como nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, ajudou a marca a se manter no topo. O estudo, que estabelece as tendências trimestrais e insights de plataforma de publicidade móvel, observa que, nestes países, campanhas de alto valor e ricas em recursos de mídia e vídeos de publicidade são mais comuns.
A partir deste contexto, o iOS domina estas regiões e apresenta os níveis de monetização maiores, com mais de 51% da receita. O iPad também continua a mostrar notável potencial geração de valores, respondendo por quase 13% da receita e 5% de impressões.
Desenvolvedores de aplicativos móveis usam anúncios para adquirir usuários
O alto volume de uso de aplicativos móveis nos mercados ocidentais também impulsiona um ambiente virtual saudável para a aquisição por parte dos usuários, segundo o relatório da Opera Mediaworks. Para conquistar mais consumidores, editores e desenvolvedores de aplicativos estão apostando na resposta direta – ou desempenho – de anúncios móveis para impulsionar os downloads de aplicativos.
O gasto total para esses tipos de campanhas explodiu nos últimos dois anos, mas a taxa de custo por instalação (CPI) se manteve estável, até mesmo diminuído ligeiramente, em 2014, segundo o relatório.
Categoria de jogos salta à frente no tráfego e receita
Como foi visto nos trimestres – e anos – anteriores, a categoria de Redes Sociais recebeu o maior volume de tráfego (28,8%), enquanto a categoria de Música, Vídeo & Mídia gerou a maior receita (21,6%), em 2014.
A categoria de Jogos, no entanto, foi a grande história de sucesso do ano. Em 2013, ela representava apenas 5% das impressões, mas no quarto trimestre de 2014, conquistou uma participação no tráfego de 14%. Os números da receita foram ainda mais impressionantes à medida que a categoria cresceu de 3% para 21,4% da receita nos últimos três meses do ano passado.
Mercados emergentes globais enfrentam a América do Norte e Europa
Os Estados Unidos ainda dominam a economia de publicidade móvel global, com uma participação de quase 44% das impressões. Porém, outros mercados internacionais estão começando a alcançá-los, com a região da Ásia-Pacífico chegando em segundo lugar (26,1%). Este porcentual é quase o dobro da participação da Europa (12,5%).
Até o final de 2014, os países das Américas, com exceção dos Estados Unidos, também emergiram como importantes mercados de publicidade móvel, com uma participação de 9,8% nas impressões. Os principais impulsionadores foram o México, Brasil, Canadá e Argentina. A África, que teve uma pequena participação no final de 2013 (1%), cresceu para 4,8%. Neste cenário, a África do Sul e Nigéria ocupam lugares entre os 10 principais países, por impressões.
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