O Itaú Unibanco estreou nas suas redes sociais sua mais nova iniciativa na área de Educação Financeira, a websérie “Vida Real”, veiculada no Youtube, Facebook e Medium. Os episódios mostram como pessoas de diferentes perfis lidam com seu dinheiro, seus dilemas do dia a dia e como a orientação financeira pode ajudá-las a conquistar seus objetivos.
Criada pela DPZ&T e apresentada pela repórter Rafa Brites, a série tem quatro episódios de aproximadamente cinco minutos cada. Neles, os protagonistas da vez contam a sua história e como é sua relação com o dinheiro e o sonho que querem realizar. Para isso se concretizar, entram em cena os especialistas do Itaú, Denise Hills e Martin Iglesias, dando dicas sobre educação financeira e orientando os personagens a organizarem suas finanças para fazerem melhores escolhas sobre economizar, consumir ou investir.
“Falar sobre dinheiro é falar, de alguma forma, sobre o dia a dia e sobre a vida das pessoas. Mas esse assunto nem sempre é fácil. É preciso ser relevante e encontrar um jeito empático de construir essa conversa”, esclarece Eduardo Tracanella, Superintendente de Marketing Institucional do Itaú. “Ao contarmos histórias verdadeiras, de gente como a gente, nos aproximamos e transformamos o que poderia ser um conteúdo autocentrado em algo inspirador que dialoga com as pessoas”, pontua.
A série traz protagonistas em diferentes momentos de vida: há a jovem estudante que acabou de sair da casa da mãe, mora com as amigas e quer visitar um amigo na Angola; os namorados que moram juntos há pouco tempo e buscam pelo equilíbrio entre as contas do dia-a-dia, as demandas da nova casa e o sonho do tão esperado casamento; o casal que após a chegada do filho sentiu a necessidade de reavaliar seu orçamento e repensar suas decisões financeiras; e ainda o viúvo pai de filhas adolescentes, responsável pela rotina doméstica e organização financeira de sua família.
Com o objetivo de fazer com que o público se identifique e reflita sobre sua vida financeira, a série abordará as histórias dessas pessoas, sempre mostrando como é possível organizar suas finanças pessoais e assim realizar seus planos.
“As histórias mostram que educação financeira é uma questão de organização e não de privação. E que começar a investir, usar bem o dinheiro, é uma possibilidade para todos, ao contrário do que se pensa. Essas são impressões que o brasileiro tem a respeito do dinheiro e que identificamos com nossa pesquisa ‘Escolhas e Dinheiro’, lançada em novembro do ano passado. Com a série, queremos desmitificar essas ideias”, afirma Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú.
Segundo Rafael Urenha, Diretor de Criação da DPZ&T, “O grande desafio desse projeto era encontrar um formato novo para falar sobre educação financeira. Com a websérie, encontramos um jeito de passar informações úteis para as pessoas e, ao mesmo tempo, contar histórias interessantes e emocionantes”.
Vida Real será lançada com um trailer teaser de 60” nas salas de cinema e nos canais digitais do Itaú e logo na sequência os quatro episódios vão ao ar juntos e contarão com ativações no digital.
Para assisti-la, basta acessar o link www.youtube.com/bancoitau.