A Jaguar apresentou ontem, 15, em seu estande no Salão de Frankfurt seu mais novo veículo: o F-PACE, antes deu um loop com o carro desafiando a gravidade, que resultou num filme deslumbrante que foi parar no Guinness dentro das comemorações de seus 80 anos. O F-PACE é um crossover totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, características renomadas dos carros Jaguar. Juntos, todos esses atributos trazem ao modelo uma dinâmica incomparável e ampla versatilidade, ideal para o uso no dia a dia. O carro como sugere a sua campanha publicitária provou um loop no público, por sua versatilidade, design moderno sem perder as linhas clássicas e sobretudo pela suavidade com que vence desafios: um verdadeiro jaguar. Com influências do F-TYPE, o veículo é o primeiro crossover da história da Jaguar e foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.
A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com trazem grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. A assinatura dos faróis em LED e os vincos do capô reforçam o aspecto moderno e agressivo do modelo.
O novo F-PACE acolhe cinco ocupantes em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais Premium e acabamentos impecáveis. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.
“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o novo F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece todo o espaço interior esperado – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.
A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de Design e Engenharia da Jaguar Land Rover criar um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas para entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um crossover de desempenho.
Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do novo F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.
O espaço traseiro para os pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 650 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que faz com que o F-PACE seja o único de seu segmento com essa característica. Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzirem ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.
O modelo foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potência e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
First Edition
Para celebrar o lançamento do novo F-PACE, foi desenvolvida uma edição especial denominada First Edition, disponibilizada em uma série limitada e numerada com produção, restrita apenas ao primeiro ano do veículo. Equipado com o motor V6 Superchaged de 380 cv de potência, o First Edition se diferencia por duas pinturas metálicas únicas – Caesium Blue e Halcyon Gold, claras referências ao inovador conceito C-X17, revelado em 2013 nos salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China). Os clientes ainda têm as opções de cores Rhodium Silver e Ultimate Black.
A série também conta com rodas de aro 22 Double Helix de 15 raios com acabamento em cinza e inserções contrastantes, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor (cor Light Oyster) com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos de 12,3” em HD.
Opções de motores
Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou à disposição opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE. No mercado brasileiro estarão disponíveis, em um primeiro momento, a versão diesel com motor 2.0 de 180 cv e duas opções de motor a gasolina, ambas 3.0 V6 com 340 ou 380 cv de potência.
Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capô, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF automática de oito velocidades, com relação de marchas configurada para proporcionar o máximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustível e baixos níveis de ruídos em velocidade de cruzeiro.
InControl Touch e InControl Touch Pro
O novo Jaguar F-PACE vem equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch de série. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets.
Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
O sistema ainda pode ser equipado com um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.
Arquitetura e estrutura
O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.
O modelo é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o novo F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 650 litros.
Sistema de proteção ao pedestre: foco renovado
A segurança do pedestre também foi um importante ponto no desenvolvimento da estrutura do F-PACE. A parte frontal do veículo foi desenvolvida para ser rígida o suficiente para garantir a segurança de seus ocupantes e, num eventual impacto com o pedestre, a estrutura irá se deformar de maneira controlada, assegurando que a energia do impacto seja absorvida progressivamente, minimizando o risco de lesões mais sérias.
O formato do capô em alumínio também foi projetado com foco na proteção do pedestre. Uma vantagem inerente é a grande folga entre a superfície do capô e o motor, que dá mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato com partes mais rígidas do motor. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior é feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.
Chassi
Tudo que envolve o desenvolvimento do novo F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no novo F-PACE.
Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2,874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos. Adicionados a suspensão frontal double-wishbone – a mesma do F-TYPE –, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com incomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.
Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o novo F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.
Além disso o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.
Integral Link – Suspensão traseira diferenciada
Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.
As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do novo F-PACE.
Os pneus e rodas mais largas do segmento
Os pneus também foram cuidadosamente desenvolvidos para o F-PACE, desde as rodas aro 18, desenhadas especificamente para reduzir a resistência aerodinâmica, até as de aro 22, que apresenta o maior diâmetro de rolamento do segmento.
A roda de aro 22 do F-PACE foi desenvolvida pela Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover e é feita de alumínio forjado, o que o torna leve mas ao mesmo tempo rígido. Foram especialmente desenhados para oferecer conforto e resistência, enquanto se destaca, em altura, das rodas oferecidas pelos competidores e pela absorção dos impactos causado por buracos.
Vetorização de torque
As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.
Adaptive Dynamics
Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.
Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.
Tração Integral
O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.
O F-PACE também está equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.