Lave. Recicle. Reimagine. É com esse tripé que a Unilever lançou campanha nos Estados Unidos para estimular a reciclagem das embalagens plásticas de seus produtos de banho e beleza em campanha que leva a assinatura da agência Pereira & O’Dell. A gigante global descobriu em pesquisa que, enquanto a maioria dos norte-americanos estão cientes de que esses recipientes podem ser reciclados e terem outro fim, 34% acabam por jogá-los no lixo misturados a outros produtos. É com esse público que a Unilever quer abrir diálogo mostrando que esses recipientes podem e devem ser reciclados.
A Unilever quer evitar com esta campanha que frascos de produtos usados no banheiro, como os de shampoos, sabonetes, loções e outros acabem em aterros sanitários, sem aproveitamento. Este aparentemente pequeno problema tem um impacto enorme, pois são quase 29 milhões de toneladas de plásticos enviados para aterros sanitários a cada ano nos Estados Unidos (USA) – muitos dos quais são garrafas que ocuparam o banheiro das casas de toda a América e foram descartadas em vez de recicladas. Como a empresa está por trás de muitos produtos encontrados em banheiros de todo o país – incluindo Dove, Soft, St. Ives, Caress e muito mais – Unilever está interferindo para inspirar os norte-americanos a intensificar a reciclagem de embalagens vazias de seus banheiros.
Desenvolvida em parceria com a Keep America Beautiful e o movimento “Eu quero ser reciclada”, a campanha “Lave. Recicle. Reimagine” conta com conteúdo atraente, socialmente orientado que visa educar os norte-americanos sobre a forma como, através da reciclagem, embalagens de banho e beleza vazias podem alimentar o desenvolvimento do mercado de reciclagem, contribuindo para o meio ambiente. Algumas dessas embalagens podem assumir um novo papel como escovas de cabelo, mochilas ou até mesmo jogos de quintal e inspirar os norte-americanos a fazer uma pequena mudança em seus hábitos de reciclagem.
“Nossa escala e grande volume de produtos presentes em banheiros nos Estados Unidos nos coloca em posição única para tomar medidas sobre a questão”, disse Gina Boswell, Vice-Presidente Executiva de Higiene Pessoal da Unilever América do Norte. “A família americana média tem oito produtos em garrafas de plástico em seu banheiro. Se somos capazes de inspirar aqueles milhões de pessoas a reciclar essas embalagens esta pequena ação pode resultar numa importante mudança.”
Para Unilever “Lave. Recicle. Reimagine” não é apenas uma missão social. O programa faz parte da iniciativa Unilever BrightFuture em apoio ao modelo de negócios da empresa com o propósito de colocar em ação o seu Plano de Sustentabilidade Unilever (USLP), que visa a aumentar o seu impacto social positivo na sociedade, reduzindo seu impacto ambiental. Especificamente, enquanto muitos produtos de banho e beleza da Unilever são embalados em material reciclado, Unilever estabeleceu uma meta agressiva para aumentar o teor de material reciclado em suas embalagens aos níveis máximos possíveis até o ano de 2020. No entanto, não há atualmente resina de plástico reciclado suficiente no mercado para que esse objetivo seja atingido. A Unilever precisa estimular os norte-americanos a reciclar mais e o banheiro é um lugar fácil para começar.
“Lavar. Reciclar. Reimaginar” é uma extensão da Keep America Beautiful e do Ad Council “Eu quero ser reciclada”, uma campanha nacional de comunicação criada pro bono pela agência de publicidade sediada em São Francisco Pereira & O’Dell e financiada pela Unilever. A última fase da campanha começou em março com uma série de transmissão e PSAs digitais para motivar mais os norte-americanos a se lembrar de reciclar no banheiro.
“Estamos animados em expandir a conversa em torno da reciclagem de embalagens existentes nos banheiros”, disse Jennifer Jehn, Presidente e CEO da Keep America Beautiful. “Reciclagem de banho é simples, mas muitas vezes é deixada de lado. Junto com a Unilever e o Ad Council, esperamos ajudar a transformar a reciclagem banheiro em uma norma diária. ”
A reciclagem de produtos de banho e beleza é uma combinação de confusão, desinformação e um pouco de ceticismo. Enquanto a maioria dos americanos sabem onde eles devem colocar suas embalagens vazias, 42% afirmam que eles não reciclam porque eles não têm certeza se este item é elegível para a reciclagem. Além disso, mais de um quarto (27%) deles não estão convencidos de que seus itens reciclados podem realmente se tornar algo novo. Para descobrir o que qualifica itens para reciclagem na sua área e para descobrir o que as suas garrafas de plástico poderiam tornar-se, a campanha criou um site específico para estimular a reciclagem, que pode ser acessado aqui.
Algumas cidades têm melhores hábitos de reciclagem banheiro do que outras. Das grandes cidades metropolitanas dos Estados Unidos, Philadelphia é onde a reciclagem de embalagens de banho e beleza está mais avançada com 52% informando que reciclam, enquanto Atlanta, Geórgia, ficou em último com apenas 23% de relatórios dando conta de que essas embalagens são recicladas.
Unilever precisa da ajuda dos norte-americanos para alterar essa realidade e está pedindo que as pessoas em todo os Estados Unidos acelerem e se juntem a esse movimento convidando-as a conhecer o seu projeto global Brightfuture e aprender mais ou compartilhar uma foto de seus materiais recicláveis e as outras finalidades que deu a eles no Twitter ou Instagram usando #ReimagineThat e #Sweeps para uma chance de ganhar prêmios reciclados reimaginados. Os prêmios variam de kits de beleza da Unilever para produtos feitos a partir de plásticos reciclados, como um guarda-chuva ou uma mochila. Ao tomar passos simples em casa – como a reciclagem das embalagens de banho e beleza, os norte-americanos também estarão ajudando o meio ambiente e a combater as alterações climáticas.
A pesquisa online, encomendada pela Unilever, foi conduzida pela KRC Research e realizada em todo o país entre 9 e 23 de março de 2015, em uma amostra demograficamente representativa dos Estados Unidos ouvindo 5516 adultos com idades acima de 18 anos.