João Dória Jr. traz ao Brasil para o 6º Fórum Mundial de Meio Ambiente, que o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e LIDE SUSTENTABILIDADE organizam entre os dias 25 e 26 de junho, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, um legítimo representante de uma das mais sanguinárias ditaduras da América Latina, a do boliviano Hugo Banzer, que teve como vice Jorge Quiroga. Ele assumiu a presidência de seu país entre 2001 e 2002 com a morte do general de triste memória. É impressionante que marcas que sempre tiveram cuidado com reputação e imagem como Copel, Sanepar e Renault patrocinem evento que tem como estrela e “convidado de honra” Jorge Quiroga.
A triste e lamentável escolha de um debatedor de governo xenófobo com os próprios bolivianos, que discriminou e lutou contra a democracia, o respeito e a diversidade, é a oportunidade de lembrarmos, aqui, a luta de milhares de bolivianos que perderam a vida por democracia e por um mundo melhor e mais inclusivo. A camponesa Domitila Barrios e o padre canadense Maurício Lefebvre que derramaram seu sangue contra as arbitrariedades de Banzer, do qual Quiroga sempre se orgulhou de ser o braço direito, estão e sempre estarão presentes na memória e nos corações latinos, sobretudo na HISTÓRIA. Domitila e Lefebvre são uma bela página a favor da vida, ao contrário da escória representada por seus opressores, figuras de triste memória como Banzer e seus asseclas como Quiroga.
Apesar da presença de Jorge Quiroga, como convidado de honra (estranho mundo daqueles que desconhecem a América Latina e seu passado, inclusive seus ditadores sanguinários como Banzer), grandes marcas, segundo o release do LIDE, chancelam o Fórum que tem apoio institucional de FAS, SOS MATA ATLÂNTICA e THE NATURE CONSERVANCY BRASIL. Participações especiais da COCA-COLA FEMSA e TV CULTURA e colaboração de CCR, DESENVOLVE SP e TETRA PAK.