Todos os dias, 500 crianças morrem em acidentes de trânsito no mundo. Para evidenciar esse perigo, o enviado especial do secretário-geral da ONU para segurança viária, Jean Todt, pediu ao cineasta francês Luc Besson para produzir um filme impactante que chamasse a atenção sobre este problema que afeta crianças em todo o planeta em seu caminho para a escola. O vídeo assinado por Luc Besson conta com o apoio da Federação Internacional de Automobilismo e foi lançado no Dia Internacional da Caminhada para a Escola, comemorado todos os anos em 7 de outubro. Chamado “Salve a vida das crianças”, o filme tem como objetivo promover a segurança das crianças nas ruas.
O curta de Luc Besson foi filmado na África do Sul e em Paris para mostrar os riscos que enfrentam as crianças nas cidades e em zonas rurais, tanto por causa da falta de infraestrutura, por um lado, quanto pelo trânsito pesado, por outro. A intenção é sensibilizar as autoridades para tomar medidas que lidem com essa questão e promovam alternativas mais seguras para as crianças.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente 186 mil meninos e meninas perdem a vida em acidentes de trânsito, o que constitui hoje a principal causa de mortes entre 15 e 29 anos. Se esta tendência continuar, também será o fator predominante de falecimentos entre a faixa etária de cinco a 14 anos, afirmou o representante da ONU.
Cineasta habilidoso, Luc Besson costura uma história de grande impacto pontuando diferenças e o risco que correm crianças numa simples ida à escola, onde convivem com os colegas e desenham, todos os dias, um futuro melhor para a humanidade, mas a morte as ronda. É preciso,portanto, criar melhores condições de mobilidade para evitar estatísticas tão sombrias quanto as que a ONU tem hoje sobre morte de crianças no trânsito. Denuncia feita à espera de ações concretas.