O Maracanã completou nesta terça, 16, 65 anos de história. Para comemorar a data, o estádio preparou um tour especial e ações nas redes sociais. A agência Café das 4, responsável pela presença do templo do futebol na internet, produziu o aplicativo Seleção do Maraca no Facebook, nele os internautas montam a sua seleção de craques com jogadores que marcaram história no estádio. Após escalar o time, os usuários podem compartilhar sua seleção na rede social.
O que a Wikipedia diz sobre o Maraca:
O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca (“semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali7 ), localizado no Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano.
Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.
Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro.
Foi também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.
Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade.
Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78.838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.