Por Fábio Duran*
Não há dúvidas que o marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço ano após ano. Com o consumidor cada vez mais digital, não ser encontrado no Google passou a ser um verdadeiro suicídio para qualquer empresa. Mas, na prática, como fazer marketing digital que funciona?
Site, Facebook, e-mail marketing, Instagram, LinkedIn, Blog, Youtube, Pinterest, Twitter, WhatsApp ou SMS, o que fazer e, mais importante, como utilizá-los de forma eficiente? A resposta é mais simples do que se pode imaginar, pois há uma estratégia, um tipo de marketing que dá vida para todos os canais de marketing digital: o Marketing de Conteúdo.
Antes da internet, a informação para o consumidor era escassa. Se você queria, por exemplo, comprar um tênis de corrida, muitas vezes precisava recorrer a ajuda do vendedor para escolher. Mas, hoje em dia, antes de ir até uma loja efetuar a compra, seja ela física ou virtual, você pode checar na internet fóruns sobre o tema, os sites das fabricantes e até mesmo as avaliações nos sites de compra.
Um exemplo: em 2013 uma pessoa visitava em média quatro vezes uma concessionária antes de comprar o seu carro zero. Em 2015, o número de visitas caiu pela metade. Ou seja, informações que antes o consumidor buscava na loja, hoje ele consegue na internet, de forma simples.
O fato é que hoje as pessoas buscam informações online e, neste contexto, as empresas que estiverem preparadas para ajudar na busca, certamente sairão na frente e farão mais negócios. Tudo começa pelo site da empesa, uma vez que esse espaço representa sua imagem institucional na rede e um ambiente em que você tem 100% de controle. Um site bem efetivo deve conter, de forma organizada, bastante conteúdo relevante para o seu público.
Blogs também são muito bem-vindos. As melhores práticas indicam que a empresa deve publicar conteúdos relevantes com periodicidade relevante, pelo menos quatro novos conteúdos por mês. Uma empresa preocupada em divulgar conteúdos que de fato ajudam a sua audiência, aumenta de forma exponencial a percepção do mercado de que são referência e autoridade no seu segmento de atuação.
Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, vão haver textos focados em tratar a dor cliente ou de uma oportunidade. Outros textos ajudarão as pessoas a escolher melhor o que contratar, enquanto textos de “decisão” servirão para mostrar às pessoas como devem contratar sua empresa.
Note que os três tipos de textos que citei no parágrafo anterior seguem um fluxo de funil de vendas. No caso do exemplo do tênis de corrida, a recomendação seria um texto falando sobre “5 dicas para um corredor evitar bolhas nos pés” citando problemas e oportunidades. Outro texto poderia conter opções de compra, algo como “5 dicas para escolher o seu tênis de corrida” e, ao final, um texto falando porque a sua marca é a melhor do mercado.
Já as redes sociais, como o Facebook, servem para dar mais amplitude ao conteúdo publicado em seu site ou blog. Artigos com textos interessantes, quando divulgados nas redes sociais, costumam ter bom engajamento.
Se por acaso você ainda tem alguma dúvida da importância e eficiência do Marketing de Conteúdo, convido a visitar o site da Rock Content, maior agência de Conteúdo da América Latina. Em sua página eles apresentam alguns dados sobre essa estratégia, como o fato de que o Marketing de Conteúdo é até 62% mais barato e até três vezes mais efetivo do que as demais estratégias de Marketing Digital.
* Fábio Duran é palestrante Sebrae, Sócio do Grupo Elefante Verde e da Hubify, plataforma de Marketing Digital.