A Mercedes-Benz do Brasil, apesar da forte retração no volume de vendas de veículos comerciais no mercado brasileiro, fecha 2016 encerrando as comemorações de seus 60 anos de Brasil e celebrando a preferência dos clientes pelos seus produtos, comprovada pelo aumento de participação em todos os segmentos (caminhões, ônibus e comerciais leves).
Com o fechamento de mais um ano, a Empresa mantém sua tradicional posição de liderança nas vendas de veículos comerciais no País. “Claro que o mercado brasileiro precisa de maiores volumes de vendas. Contudo, esse aumento de market share reflete a nova postura da Mercedes-Benz e da Rede de Concessionários retratada no slogan: As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, comenta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
“Ao longo das seis décadas, nós aprendemos a lidar com a realidade do transporte no Brasil; afinal, oferecemos produtos para rodar o imenso território nacional, de Norte a Sul, atendendo às necessidades tanto dos transportadores quanto dos motoristas, seja nas cidades, nas estradas ou nas vias fora de estrada”, afirma Schiemer.
O executivo informa, ainda, que mesmo diante da retração de três anos do mercado brasileiro, a Empresa mantém sua filosofia de pensar nas necessidades futuras do transporte. Nesse sentido, a Mercedes-Benz tem trazido novos aportes para o País. “Estamos investindo R$ 730 milhões para modernização e ampliação de nossas plantas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, entre 2015 e 2018, além de R$ 70 milhões para construção do nosso campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis, cidade onde também inauguramos, este ano, a nossa fábrica de automóveis, que demandou mais de R$ 600 milhões”.
Marca conquista ampla preferência dos clientes
Independentemente da situação do mercado, a Mercedes-Benz não deixou de lançar novos caminhões, ônibus e comerciais leves em 2016, assim como novos produtos e serviços de seu amplo portfólio de pré e de pós-venda.
“Os diversos lançamentos de produtos e serviços demonstram claramente que não deixamos de pensar e, principalmente, de atender as demandas dos nossos clientes. Estamos cumprindo aquilo que prometemos”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil “O aumento de participação de mercado é o melhor e mais gratificante retorno que podemos receber. Aumentamos nosso market share em caminhões, de 26,7% em 2015 para 29,6% em 2016. Em ônibus, saltamos de 52,5% no segmento acima de 8 toneladas, em 2015, para 58,4% neste ano. E no segmento de comerciais leves (vans, furgões e chassis com cabina), crescemos de 24,5% em 2015 para 26,6% em 2016”.
Leoncini diz que a Mercedes-Benz manteve assim a liderança nas vendas de veículos comerciais no Brasil em 2016. “Foram 24.797 unidades comercializadas ao longo do ano, sendo 13.915 caminhões, 6.067 ônibus e 4.815 comerciais leves”, informa. “Aliás, essa liderança está refletida não só nos números de venda, mas também nas diversas premiações que conquistamos este ano. Fomos amplamente reconhecidos como marca, produtos, empresa e atendimento, e estamos sendo muito bem avaliados por nossos clientes, ocupando posição de destaque em sua preferência e em sua lembrança. É isso que importa. Quando o cliente pensar numa necessidade de produto ou serviço, queremos que ele continue pensando na marca Mercedes-Benz como a solução ideal”.
Maior fabricante de veículos comerciais do Brasil e da América Latina
A Mercedes-Benz do Brasil é a maior e mais tradicional fabricante de caminhões e ônibus da América Latina. Além disso, a Mercedes-Benz é a única Empresa a produzir caminhões, ônibus, comerciais leves e automóveis na América Latina.
Em 2016, a Mercedes-Benz do Brasil chegou aos 60 anos, estando cada vez mais presente no dia a dia dos clientes e sempre olhando para o futuro. A Empresa é referência no País e na América Latina como pioneira e líder no desenvolvimento tecnológico e nas vendas de veículos comerciais.
“A Mercedes-Benz oferece soluções eficientes e rentáveis para os clientes, como a mais completa linha de caminhões, ônibus, comerciais leves (Linhas Sprinter e Vito) e também de automóveis premium”, afirma Schiemer. “Nós temos veículos de 1 a 500 toneladas para todas as necessidades, além de um portfólio completo e variado de veículos que transportam de uma pessoa, como nossos automóveis, ou mais de 220 passageiros, como o novo ônibus superarticulado. Ou seja, a Mercedes-Benz tem uma linha completa de veículos comerciais para atender o mercado e às expectativas dos clientes, que é o que nos move diariamente”.