Um grande esforço logístico com o envolvimento de mais de 150 pessoas deu origem à campanha “A maior árvore de Natal do mundo”, da agência independente de publicidade Today para Mercedes-Benz Caminhões do Brasil. Reproduzida em um filme veiculado nesta terça-feira, 20, a iniciativa quer ressaltar o orgulho dos profissionais que dirigem caminhões pelo Brasil e sua capacidade de fazer coisas grandiosas. Inclusive, entrar para o Guinness Book of Records.
Uma equipe da publicação britânica concedeu o certificado de “maior mosaico de caminhões do mundo” (“biggest truck image”) para a ação que utilizou 342 caminhões manobrados de forma a criar a figura de uma árvore de mais de 150 metros – cujas imagens foram captadas por um drone. Fios de LED ajudaram a proporcionar o efeito capturado pelas lentes de diversas câmeras, inclusive uma colocada em um drone.
“Pedimos que a Today desenvolvesse uma ação de Natal tão grandiosa quanto o trabalho que os caminhoneiros de todo o país realizam diariamente. A Mercedes-Benz vem realizando campanhas que valorizam os profissionais das estradas. Afinal, são nossos clientes e conhecemos muito bem as dificuldades e o heroísmo dessa profissão”, afirma Cláudia Campos, gerente de Marketing & Comunicação Caminhões da empresa. “Nosso projeto acabou tomando uma proporção tão grande que chegamos ao reconhecimento do Guinness Book of Records”, complementa.
O filme criado pela agência Today tem uma narrativa no formato making of, mostrando caminhoneiros dirigindo e fazendo manobras, mas sem revelar para onde eles estão indo ou o que estão realmente tramando. Aos poucos, os efeitos de produção ampliam o quadro e, ao final, revelam a incrível imagem da árvore recordista mundial. “Foi um trabalho árduo, que envolveu mais de 72 horas entre montagem e gravação, e envolveu 30 pessoas no staff de agência e produtora, além de 80 caminhoneiros”, afirma Elisa Gorgatti, diretora de criação da Today.
A ação foi realizada em um terreno localizado na cidade de Mauá (SP).