A cada quatro minutos no mundo e a cada duas horas no Brasil, uma criança morre em decorrência de acidentes de trânsito – outras são severamente feridas. Por ano, são 186.300 vítimas no mundo, em média 500 crianças por dia. Para apoiar as ações e metas pela segurança viária, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Michelin e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se uniram para apoiar a campanha #SaveKidsLives, com o slogan “Juntos pela segurança no trânsito”.
O movimento visa recolher o maior número possível de assinaturas no website da campanha #SaveKidsLives (www.savekidslives2015.org), por meio de uma adesão eletrônica, rápida e fácil. O jogador David Luiz será o embaixador dessa parceria entre a Michelin e a CBF na divulgação dessa campanha no Brasil.
O objetivo é chamar a atenção das autoridades de todo mundo para pedir que incluam a segurança no trânsito em suas agendas e discussões. A previsão é que, em setembro de 2015, os líderes mundiais concluam um documento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós 2015, cujo desafio é incluir a segurança viária como um dos seus eixos.
Em novembro desse ano, será realizada, em Brasília, a Conferência Global sobre Segurança Viária. Nela, representantes mundiais analisarão os progressos realizados na Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, e serão definidos os próximos passos, no Brasil e no mundo, para salvar 5 milhões de vidas até 2020.
PROTEGER CRIANÇAS E JOVENS: PRIORIDADE GLOBAL
A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou 10 estratégias para reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito, especialmente crianças e jovens, considerados mais vulneráveis:
1. Controlar a velocidade;
2. Reduzir o “beber e dirigir”;
3. Usar capacete para ciclistas e motociclistas;
4. Usar cinto de segurança e cadeirinhas com cinto*;
5. Dar maior visibilidade às crianças por meio do uso de roupas e mochilas com tecidos luminosos.
6. Melhorar a qualidade da infraestrutura viária;
7. Incluir nos veículos airbags e outras tecnologias de segurança, adequando o design;
8. Desenvolver programas voltados para jovens motoristas;
9. Oferecer cuidados de saúde adequados para crianças e jovens;
10. Dar especial atenção às crianças nas ruas e no trânsito.
* em média, reduzem em 59% o risco de sequelas em crianças de 4 a 7 anos;
– See more at: http://www.releasedigital.com.br/michelin/savekidslives#sthash.TI32lwUD.dpuf