A 9ª edição do Electronic Lounge, promovida pela Associação dos Profissionais de Propaganda na última quinta-feira, 16, na sede da entidade, bateu recorde de público. Direcionado às novas tecnologias para o mercado de comunicação, 65 pessoas assistiram ao debate “Mídia Programática para Campanhas de Performance e Branding”, apresentado por Edvaldo Acir e Igor Falbo, Diretor Geral e Sales Manager da Rocket Fuel Inc para o Brasil e América Latina. A mediação foi de Marcio Zorzella, da diretoria executiva da APP e diretor de Mídia da Dentsu Brasil.
Ênio Vergeiro, presidente da APP, iniciou o evento apontando que a entidade escolheu a mídia programática como tema por despertar cada vez mais o interesse de agências publicitárias e anunciantes, já que otimiza campanhas online e ajuda na decisão de compra. Estrategista comercial, especialista em marketing e desenvolvimento de novos negócios, Edvaldo Acir apresentou as mudanças na publicidade digital e seu forte alcance quando aplicada no meio multiplataforma (display, mobile e social). “A mídia programática já começa pelo objetivo da campanha, depois detecta o comportamento do consumidor para no fim gerenciar o budget. É a publicidade que aprende, pois ao longo da campanha detecta os melhores dispositivos e momentos de anunciar e para qual público direcionar”, explicou.
Entre os cases da Rocket Fuel, ele destacou trabalho para a empresa de aviação Lufthansa, para a qual aumentaram a audiência do site em 11%, e para a Epson Global (impressoras) aumentou o brand lift em 19% em toda a Europa e 56% em sua base, na Alemanha. Quando questionado pelo público sobre os dados em “nuvem”, acessíveis na internet por serviços permanentemente online, Edvaldo explicou que “este é um dos diferenciais da mídia programática, por analisar informações perenes, vivas. Em segundos os dados mudam, levam a outros cenários e é por isso que oferecemos tecnologias de Inteligência Artificial para acompanhar esse tráfego de dados rápido e flexível”.
Igor Falbo também destacou a precisão dos códigos gerados pela mídia programática, que chegam a analisar 11 milhões de variáveis para cada usuário analisado e, assim, faz o cruzamento de dados e plataformas detectando onde as campanhas terão melhores resultados. Por outro lado, Marcio Zorzella apontou que meios como o impresso, TV e Mídia Out of Home vem percebendo a importância da mídia programática e a estudando como provedora de dados essenciais para ações futuras. “Esta ferramenta pode ajudar muito no direcionamento de certas notícias para determinados públicos, por exemplo. Para os meios tradicionais pode tornar a compra de mídia mais dinâmica, assim como vem aplicando para empresas que atuam no mercado digital”.
Sobre a APP
A APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP, hoje com diversos Capítulos Regionais pelo país, ajuda a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país e oferecendo para toda a América Latina, preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.