A alma mineira e botequeira foi a inspiração da dupla criativa Léo Camisão e Thiago Pagani que elaborou a campanha publicitária do Botecar 2016. Todo bom botequeiro frequenta o boteco para ver os amigos, futebol, filosofar. Enfim, tudo pode virar assunto em uma mesa de bar. Mas uma coisa é certa, a conversa é sempre acompanhada de um bom tira-gosto e uma cerveja gelada. Essa sensação de descontração foi traduzida através de cada peça publicitária de forma simples e divertida, lançando mão de uma comunicação que aborda temas atuais, pautada no bom-humor. Um bom exemplo é o anuncio criado com a chamada: “Copo parado dá Zica. Vem Botecar” onde fez-se uma brincadeira com a gíria “zica” que significa algo que deu errado e, ao mesmo tempo, fazendo alusão à um assunto em pauta por todo o país: o Zika vírus.
Para a campanha da 3ª edição do Botecar, foram criados anúncios, material para internet, enxoval de peças para os bares, um spot de TV e ações junto ao público. A campanha vai acontecer durante todo o período do evento, que vai de 6 de abril a 7 de maio em 50 dos mais tradicionais bares de Belo Horizonte.