Em tempos de crise, a economia se retrai e as marcas passam ter desafios cada vez maiores em fidelizar e atrair novos consumidores. Diante desse cenário a Takeda Farmacêutica identificou a necessidade de Xantinon – Um produto indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado – de se comunicar com seu principal público, a região do Nordeste.
Com esse desafio em mãos, a agência Santa Clara encontrou a solução criativa na figura de um dos maiores ícones populares atuais na região, o Mução. Personagem do humorista e radialista, Rodrigo Emerenciano, que tem mais de 60 anos de idade é o verdadeiro retrato do matuto nordestino, com seu sotaque carregado e cheio de regionalismos.
“O consumidor da região Nordeste é carente de uma comunicação dirigida à ele. Exceto as marcas regionais, dificilmente um produto que é vendido em todo país dedica toda uma campanhapara uma região específica. E o caso de Xantinoné muito especial por que é a primeira vez que vai para televisão.” afirma, Bruna Fausto, diretora de marketing da Takeda.
Com assinatura “Xantinon, a defesa do seu fígado”, a campanha brinca com aquelas situações em que comemos algo que nosso fígado não curtiu muito. Você sente como se a comida estivesse zombando de você, exatamente como o Mução faz. Por isso, o personagem debocha do protagonista do filme, mantendo o bom humor e seu característico vocabulário, até que vem a solução, “Xantinon dá o troco!”.
“Muitas marcas, agências e publicitários têm medo de abraçar a chinelagem. Colocar a voz doMução em uma coxinha falante prova que, às vezes, o escracho é o caminho certo a se seguir”, diz Leo Avila, diretor de criação da Santa Clara.
A campanha será veiculada a partir do dia 15 de junho nos principais mercados estratégicos da marca nas regiões Norte e Nordeste.