Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
MUSEU DO FUTEBOL INAUGURA A MOSTRA "AS DONAS DA BOLA" - Revista Publicittà MUSEU DO FUTEBOL INAUGURA A MOSTRA "AS DONAS DA BOLA" - Revista Publicittà

MUSEU DO FUTEBOL INAUGURA A MOSTRA “AS DONAS DA BOLA”

0

No próximo dia 1 de dezembro, às 19h, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, inaugura a exposição fotográfica “As Donas da Bola”. A iniciativa é de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, profissionalmente ou por diversão. O resultado é mostrado em 42 imagens que contam histórias sobre mulheres que são íntimas da bola e do jogo de futebol.
As fotógrafas que participam da exposição são: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto.
O projeto é uma nova versão da mostra de mesmo nome realizada no Centro Cultural São Paulo em 2014. Realizá-la em 2015 no Museu do Futebol ganha um novo sentido. “Foi um ano importante para a visibilidade do futebol feminino. Esse foi o nosso tema prioritário e encerramos o ano com chave de ouro. O material é rico para desmitificar a ideia de que mulher não joga bola no seu cotidiano. O que vemos por meio das fotografias é a exibição de momentos em que mulheres de todo o Brasil revelam sua intimidade com o jogo de bola”, revela Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol.
As imagens revelam cotidianos bastante diversos. Como o de mulheres quilombolas de Pernambuco, retratadas por Ana Araújo; o Futlama em Macapá (AP), por Ana Carolina Fernandes; o jogo de “altinha” nas areias de Ipanema (Rio de Janeiro), por Luciana Whitaker e os Jogos Olímpicos Indígenas em Cuiabá (MT), por Nair Benedicto. Completa a mostra o universo das torcedoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, pelas lentes de Luludi Melo e Bel Pedrosa, o time de funcionárias do Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, por Eliária Andrade, jogadoras nas periferias de São Paulo e Rio por Marcia Zoet e Monica Zarattini e o universo do futebol de várzea paulistano por Marlene Bergamo.

A mostra integra o projeto Visibilidade para o Futebol Feminino, que tem por objetivo divulgar a história da participação feminina no futebol. O projeto é uma ação integrada que uniu pesquisa, exposição, programação cultural e ações educativas. Ao longo do ano, foram realizados oito debates, com a presença de mais de 30 convidados, entre atletas, profissionais da área médica, dirigentes e jornalistas. Todos os debates foram filmados e estão disponíveis online (canal do Youtube do Museu do Futebol), somando mais de 20 horas de material sobre a história do futebol feminino no Brasil. Outro importante resultado foi a digitalização de 41 coleções (entre pessoais e institucionais) que somam 5 mil itens digitais ao acervo do Museu do Futebol. Além disso, a biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro reuniu 59 artigos, 24 teses e dissertações e 21 livros. Todas estas ações possibilitaram que o Museu do Futebol se tornasse a instituição com o maior acervo sobre futebol feminino no país, cujo acesso é público e gratuito.
SERVIÇO
Exposição As Donas da Bola
Local: Museu do Futebol
Inauguração: 01 de dezembro, às 19h – gratuito
Período da exposição: de 2 de dezembro a 03 de abril
Entrada: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu
Tel.: (11) 3664-3848
Informações: www.museudofutebol.org.br

Share.

About Author

Comments are closed.