Os planos para 2016 da nanoFlowcell AG incluem a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento de ponta, chamado QUANT City”, em Tenero, no cantão suíço de Ticino. Em uma área de 25.000 metros quadrados, as atividades em QUANT City serão devotadas à pesquisa e então desenvolvimento da tecnologia de célula de fluxo, e os testes de novas aplicações para a nanoFlowcell, em que – para deixar em termos muito simples – dois fluídos iônicos geram eletricidade através de um processo químico. Sujeita à assinatura do contrato para a compra do local, a conclusão está planejada para 2018. Entre 150 e 200 novos empregos, para engenheiros, pesquisadores e advogados, devem ser criados no local em Ticino, empregos que indiretamente vão criar ou assegurar em torno de 2.500 outros, junto a fornecedores e provedores de serviços na área do entorno de Ticino.
Com esta unidade de ponta de pesquisa e desenvolvimento e produção, a nanoFlowcell AG pretende continuar a promover os muitos usos possíveis para a nanoFlowcell, na indústria e pelos consumidores. Desde mais desenvolvimentos no setor automotivo até o uso como um sistema de energia para edifícios e aplicações para os tráfegos marítimo, aeroespacial e ferroviário, os pesquisadores e os desenvolvedores de QUANT City vão sondar aplicações econômicas e ecologicamente razoáveis, e transferi-las para uso prático.
Nunzio La Vecchia, diretor técnico da nanoFlowcell AG, está motivado e também otimista quanto ao futuro: “Com a nanoFlowcell, nós temos o potencial de criar as tecnologias de energia mais inovadoras, sustentáveis e duradouras do mundo. É uma tecnologia que possui muitas aplicações e que nós em QUANT City vamos continuar a desenvolver e pretendemos preparar para o mercado. De modo a focar na manutenção de nossa atual vantagem de pesquisa, QUANT City nos dará uma infraestrutura com as exigências técnicas e científicas necessárias para nosso sucesso”.
A conclusão do centro de pesquisa e desenvolvimento de QUANT City, que está alinhada tanto com os planos de uso do solo como os de desenvolvimento regional, está planejada para meados de 2018. A administração municipal de Tenero-Contra está também interessada no projeto de construção. A operadora será a recém-fundada empresa nanoResearch SA, uma subsidiária de inteira propriedade da nanoFlowcell AG.
nanoResearch SA
A nanoResearch SA será responsável por pesquisa e desenvolvimento. Além do intenso desenvolvimento adicional da nanoFlowcell, a meta da empresa, que foi fundada em novembro de 2014, vai também incluir a comercialização da patente e os direitos de licença para a tecnologia nanoFlowcell. Por esta razão, agentes internacionais de patentes e advogados também trabalharão em QUANT City.
Usando a realidade virtual para atingir a meta
A realidade virtual estará no cerne do trabalho de pesquisa desenvolvido em QUANT City. Para buscar uma combinação de pesquisa e desenvolvimento nesta locação, a nanoFlowcell AG vai relocar seu existente “nanoFlowcell DigiLab” de Zurique para Tenero. Um papel vital no principio da realidade virtual é desempenhado pela representação gráfica da realidade e suas características físicas e químicas em um ambiente interativo e virtual. Isto vai envolver a implementação gráfica, representação e avaliação em tempo real de resultados assistidos por computador das atividades de pesquisa e desenvolvimento. Animações em 3D de última geração e software de simulação serão usados para isso.
Com a ajuda da realidade virtual, deverá também ser possível avançar com o ajustamento do hardware nanoFlowcell® para diferentes aplicações. “Como a nanoFlowcell não contém partes em movimento, em teoria não há limite para o ajuste desse sistema de energia. Nós podemos ser pequenos, mas também grandes. E isso é o que será simulado, investigado e testado em nossa pesquisa com realidade virtual, diz o diretor técnico (CTO), Nunzio La Vecchia.
Pequena produção em série do carro esportivo QUANT em um design modular
A equipe de Nunzio La Vecchia está atualmente trabalhando duro para obter aprovação para a produção em série do QUANT F com a nanoFlowcell, cujo modelo predecessor, QUANT E, já foi aprovado pelo TÜV da Alemanha para uso individual na Alemanha e Europa. Tão logo as exigências sejam atendidas para a produção em série, o novo QUANT entrará em produção em série pequena em QUANT City.
Um design modular para o QUANT será produzido aqui, o que significa que componentes acabados como o chassi, os sistemas de eixo, sistemas de bordo e componentes do motor e do câmbio serão entregues pré-fabricados para QUANT City e a montagem final se dará aqui.
“Nós optamos pela pequena produção em série em Tenero, de modo que também possamos efetivamente proceder, junto com ela, com o desenvolvimento da nanoFlowcell® no campo automotivo. Esse tipo de produção só pode ser benéfica para o ambiente”, diz Nunzio La Vecchia.
Academia QUANT
Como um centro para o desenvolvimento adicional da tecnologia de célula de fluxo, a nanoFlowcell AG em QUANT City será no futuro também responsável por metas científicas. Além da pesquisa fundamental, a pesquisa e o ensino em torno das células de fluxo também serão uma parte fixa de QUANT City, por meio de colaborações com universidades, institutos e outras instituições científicas. Para este fim, a “QUANT Academy” (“Academia QUANT”) será fundada, o que vai combinar todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento dentro do grupo de empresas nanoFlowcell AG. Trabalhos científicos, a exemplo de dissertações de formatura e teses de doutorado sobre tecnologia de célula de fluxo e também sobre fluídos iônicos como fontes de energia do futuro, podem ser e serão, no futuro, desenvolvidos em QUANT City, dentro da Academia QUANT. Para esse fim, a nanoResearch SA vai oferecer não somente as instalações, mas também os requisitos técnicos e científicos. Cientistas, engenheiros e candidatos a doutorados prospectivos vão ganhar assim uma oportunidade de aprender e desenvolver pesquisa com importantes figuras dos campos de pesquisa e educação, bem como ganhar experiência prática na indústria.
O conselho municipal de Tenero sobre o planejado projeto de construção de QUANT City, em Ticino:
“Temos acompanhado o desenvolvimento de QUANT City com grande interesse desde 2010, portanto, desde o início. Além disso, em junho nós estudamos os planos para instalar uma unidade de pesquisa e produção em Tenero, para os veículos Quant. De acordo com o planejamento aprovado, o conselho municipal de Tenero apoia sem reservas esse desenvolvimento na área da antiga fábrica de papel, especialmente à medida que o projeto QUANT City também está de acordo com os interesses regionais para o futuro desenvolvimento de Tenero.”
Sobre a nanoFlowcell AG
A nanoFlowcell AG, que foi fundada no final de 2013, é uma inovadora empresa de pesquisa e desenvolvimento. O foco da pesquisa desenvolvida pela nanoFlowcell AG é na continuidade do desenvolvimento da tecnologia de condução e a sistemática da tecnologia de célula de fluxo. Com a concessão da aprovação do Ministério dos Transportes pela da SGS TÜV Saar, em julho de 2014, e a associada permissão de condução para a Alemanha e Europa, a nanoFlowcell AG lançou o primeiro carro com célula de fluxo a rodar nas ruas, o QUANT E. O próximo marco para a empresa será a autorização para produção em série do QUANT F e o desenvolvimento de outros usos para a nanoFlowcell® em outros setores e áreas de negócios. Para esse fim, duas subsidiárias de inteira propriedade da nanoFlowcell AG foram fundadas em 2014, a nanoProduction GmbH, em Waldshut, na Alemanha, e a nanoResearch SA , na Suíça.