Foi o compositor Archimedes Messina quem criou o jingle que entrou para história da publicidade e propaganda brasileira em 1968, quando a Varig inaugurou a linha área Brasil-Japão.
A lenda japonesa de Urashima Taro ganhou diferentes canções e ilustrações ao longo do tempo, mas certamente uma marcou os brasileiros: a campanha da Varig no final de 1968 que foi reprisada em 1988, dessa vez colorizada (a primeira versão era em preto e branco) e remasterizada para comemorar, na época, os 80 anos da imigração japonesa. A Varig já não decola mais, foi comprada pela Gol, que extingiu a marca, mas o jingle fez tanto sucesso que entrou para o rol dos clássicos da publicidade e propaganda brasileira. Messina sempre foi genial criador e o responsável por um importante musical báu da nossa história.
A lenda de Urashima Taro ganhou interpretação de Rosa Miyake, apresentadora do programa Imagens do Japão, atração da TV Record que ficou por três décadas no ar e integrava com a Jovem Guarda de Roberto Carlos o que havia de inovador na televisão brasileira nos anos 1950. 60 e 70. O comercial que foi assinado na época pela LynxFilm é um primor.