A NASA, a agência aeroespacial norte-americana, homenageia hoje os seus heróis espaciais, homens que morreram em busca de um sonho, como os tripulantes da Apollo 1 e dos ônibus espaciais Challenger e Columbia.
O ônibus espacial Challenger explodiu ao decolar em 28 de Janeiro de 1986, quando cumpriria sua décima missão. O acidente que chocou o mundo com transmissão ao vivo pelas emissoras de televisão foi causado por defeito num dos propulsores o que provocou um incêndio repentino no tanque externo de combustível causando a explosão da Challenger. Todos os ocupantes morreram, inclusive a professora Christa McAuliffe, que seria a primeira civil a participar de um voo espacial.
Hoje, denominado de Day of Remembrance, o administrador da NASA Charles Bolden e outros altos funcionários de agência vão realizar uma visita e uma vigília no cemitério nacional em Virginia das 9 às 10h30 para a colocação de coroa de flores nesta quarta-feira.
Após a cerimônia de colocação de coroa de flores no Arlington, vários centros da NASA irão realizar eventos para lembrar seus heróis. No Kennedy Space Center, na Flórida, haverá uma breve cerimônia, conduzida pelo centro de vice-diretor Janet Petro, às 10h30, no Memorial, localizado no terreno do complexo de visitantes. Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama, vai realizar uma cerimônia de acendimento das velas liderada pelo diretor do centro, Patrick Scheuermann e o astronauta Robert “Hoot” Gibson, às 9 horas de quinta-feira.
A Nasa sempre prepara filmes de homenagens. Confira aqui o que marcará o dia de hoje.