A agência aeroespacial norte-americana, NASA, está se preparando para lançar satélite que vai coletar observações globais de umidade do solo da terra para prevenir catástrofes.
O lançamento será no dia 29 de janeiro de 2015, mas a agência abriu seu espaço nas redes sociais para responder perguntas e dúvidas de internautas pela hastag #askNASA. A missão intitulada de SMAP, da sigla em inglês para Soil Moisture Active Passive Mission, irá decolar do Complexo de Lançamento Espacial 2 na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia às 9:20 am a bordo de um foguete United Launch Alliance Delta II.
A cobertura da televisão NASA terá início às 07:00 Além de lançar a cobertura, a NASA também vai sediar uma série de conferências de imprensa pré-lançamento terça-feira, 27 de janeiro, em Vandenberg. Todos os briefings, que estão sujeitas a alterações com o tempo, vão ao ar ao vivo pela NASA TV e no site da NASA.
A missão SMAP irá fornecer, em alta resolução, as medições baseadas no espaço de umidade do solo e seu estado – congelado ou descongelado – um novo recurso que permitirá aos cientistas prever melhor os riscos naturais do clima extremo, as alterações climáticas, inundações e secas, e ajudar a reduzir incertezas em nossa compreensão do ciclo da água, da energia e de carbono da Terra.
A missão irá mapear todo o globo a cada dois ou três dias por pelo menos três anos e fornecer os mais precisos e de maior resolução mapas de umidade do solo já obtidos. Órbita polar circular final da espaçonave será 426 milhas (685 km), com uma inclinação de 98,1 graus. A sonda irá orbitar a Terra uma vez a cada 98,5 minutos e repita o mesmo terreno a ser rastreado a cada oito dias.
Durante a primeira entrevista coletiva, na terça-feira, dia 27 janeiro, os participantes vão discutir as últimas informações sobre o estado de missão e de lançamento. Imediatamente após a coletiva de imprensa pré-lançamento terá lugar uma discussão sobre as cargas auxiliares CubeSat a bordo do foguete.
Mídia e do público estão convidados a enviar perguntas durante os briefings pré-lançamento através das mídias sociais usando a hashtag #askNASA.