Fazer da Neosaldina a marca preferida no alívio das dores de cabeça dos brasileiros, ir ainda mais longe e inovar em um case para se tornar vencedor. Esses foram os desafios que a Takeda passou à Santa Clara – há sete anos, a agência responsável pelas campanhas da marca – em um novo momento da sua comunicação.
Pensando nestes objetivos a Santa Clara criou a nova campanha deste ano que leva o título de “Um dia inteiro sem dor de cabeça”, que integra TV, PDV e digital. O insight surgiu após um estudo exploratório com mais de 50 consumidores em diversos territórios no qual as marcas do segmento se posicionavam. Nesse trabalho, notou-se que a duração do efeito do medicamento é um benefício muito relevante para quem tem dor de cabeça e pouco explorado. “Encontramos uma pesquisa clínica que mostrava que o efeito de Neosaldina durava um dia inteiro. E quem melhor para te contar isso do que a própria Neosa? A Neosa tem cara e apelido, e como uma amiga imaginária, nos mostra como podemos aproveitar o dia sem perder o sorriso” – diz Larissa Berbare, planejamento da Santa Clara para a marca, a respeito do caminho no qual a campanha ganhou forma, ou melhor, voz e vida.
“Mantivemos o grande conceito que a marca vem trabalhando ao longo desses anos de que “o Brasil chama a Neosa”. E agora para essa campanha temos a assinatura é “para um dia inteiro sem dor de cabeça¹, o Brasil chama a Neosa”, comenta Leo Avila, diretor de criação da Santa Clara.
O filme começa na farmácia. Uma mulher caminha por uma gôndola no momento que a “Neosa” a aborda para lhe dizer o que a consumidora pode fazer em um dia inteiro sem dor de cabeça. Em seguida, vemos cenas que simbolizam o que é dito no resto da narração como uma fila de abraços (um jovem abraça sua suposta avó e amigas), dormir de conchinha com amado (um casal dormindo encaixado ao que parece ser na parte externa de uma cobertura), entre outras situações, e termina com a personagem dando um veredito final: “Porque um dia comigo é um dia inteiro sem dores de cabeça¹”.
“Com a campanha, esperamos reforçar ainda mais o território de especialista e que Neosaldina é a escolha certa quando o assunto é dor de cabeça. Dessa forma, manter a lealdade da marca e atrair novos consumidores”, conta Renato Suzuki gerente de marketing do laboratório Takeda. “É a primeira vez na história da marca que a personagem Neosa – que ganhou vida em 2007 – passa a ter voz e interagir com os consumidores”, complementa o executivo.
O filme que leva o mesmo título da campanha vai ao ar no dia 27/5 no intervalo da novela das 21h da TV Globo. Mas até lá o consumidor já verá algumas vinhetas de 7s de patrocínio que reiteram a proposta da campanha e a funcionalidade do produto, sugerindo um dia inteiro sem dor de cabeça¹.
Além do filme com versões de 30s, 15s, vinheta de 7s e merchandising em TV aberta, a campanha ainda conta com presença online (Facebook, SEO e mídia digital segmentada), ações de endomarketing e material de ponto de venda.
1- Uso da associação dipirona, isometepteno e cafeína em solução oral no tratamento de crises de cefaléia primária leve a moderada: estudo randomizado, duplo-cego, comparativo com paracetamol e placebo. Migrâneas & Cefaléias. 2009;12(2):95 (T 104). Estudo comparativo indiciou que 61,8% dos pacientes que usaram Neosaldina não tiveram reincidência da dor e nem necessitaram usar medicação de resgate por 24 horas.