A Nestlé e a R&R, empresa líder europeia em sorvetes sediada no Reino Unido, estão em discussões avançadas visando a criação de uma nova joint venture no segmento de sorvetes nas regiões da Europa e da África, bem como no Brasil e na Argentina.
A associação proposta irá capitalizar os pontos fortes complementares e as competências de inovação das duas empresas. O projeto combinará marcas fortes e bem-sucedidas da Nestlé, bem como a sua experiência na distribuição out of home com o modelo fabril competitivo da R&R e sua significativa presença no varejo.
“Estamos satisfeitos por estar em conversações com a R&R e sua proprietária PAI Partners. Temos um relacionamento de longa data com a R&R e, ao combinar as capacidades de nossas empresas, poderemos oferecer uma excelente oportunidade de crescimento futuro em uma categoria dinâmica”, declarou o CEO da Nestlé, Paul Bulcke.
A Nestlé contribuiria com seus negócios de sorvetes na Europa, Egito, Filipinas, Brasil e Argentina nesta nova joint venture e também transferiria seus negócios de alimentos congelados europeus, excluindo pizzas. Já o Grupo R&R se uniria à nova joint venture com a totalidade de seus negócios.
Uma vez concluídas as negociações e após submeter o acordo à aprovação das autoridades reguladoras, a nova joint venture seria implementada no decorrer de 2016. Cada parceiro possuiria igual participação na joint venture, que operará em mais de 20 países com mais de 10 mil postos de emprego. A proposta é que o conselho de administração dessa nova joint venture seja composto por executivos de posição sênior de ambos os sócios, em igual proporção, e presidido por Luis Cantarell, vice-presidente executivo da Nestlé Europa, Oriente Médio e África do Norte.
A Nestlé e a R&R têm trabalhado em conjunto e com sucesso nos últimos 14 anos, inicialmente no Reino Unido e na Irlanda e, mais recentemente, na Austrália e na África do Sul, onde a R&R licencia as marcas da Nestlé. A proprietária da R&R, a empresa de capital privado PAI Partners, é uma empresa caracterizada pelo seu enfoque industrial, bem como uma forte expertise no setor de consumo.