A montadora Nissan, patrocinadora oficial dos Jogos Rio 2016, aproveitou a segunda-feira, 7, para lembrar que estamos há apenas um ano dos Jogos Paralímpicos 2016 e que os atletas esperam por torcida e por reconhecimento. O recado para jornalistas enviado pela montadora por e-mail marketing e redes sociais é simpático e comovente: um alerta para muitos que sequer abrem espaço para a cobertura desses vencedores prestarem mais atenção aos verdadeiros atletas do esporte e da vida, campeões olímpicos de obstáculos como a indiferença, o olhar pouco elegante de quem é pequeno, na vida e na convivência com os diferentes. O campeão mundial de paracanoagem Caio Ribeiro é um desses atletas que diariamente luta e treina para conquistar o pódio, honrar o seu país e honrar até mesmo o solo que os une àqueles que ainda veem deficiências físicas como apenas deficiências. Caio é grande. Nissan fez uma aposta certeira.
Uma maravilha de filme, ainda que restrito a jornalistas, mas que podemos abrir para outros para que sintam o mesmo orgulho que senti, daqui de Tokyo, ao ver e ouvir a mensagem de Caio por meio da japonesa Nissan. Uma empresa fundada em 1933 na cidade de Yokohama, de onde transmite a sua cultura organizacional de busca pela inovação em sintonia com a qualidade de vida para cerca de 160 mil funcionários Nissan em 200 países.
Presente no Brasil desde 2000, a Nissan começou a produzir veículos em solo brasileiro dois anos depois, na fábrica em conjunto com sua parceira de Aliança, a Renault, em São José dos Pinhais (PR). O primeiro produto da marca fabricado nesta unidade industrial foi a Nissan Frontier. A picape simbolizou o início de um duradouro compromisso firmado pela Nissan com o Brasil. Deste compromisso, vieram diversos outros lançamentos.
A construção da fábrica 100% Nissan em Resende (RJ), inaugurada oficialmente no dia 15 de abril de 2014, e o lançamento do primeiro carro produzido nesta unidade industrial, o New March, representam uma nova etapa na história da empresa no Brasil. Com bases sólidas, a Nissan acelera para atingir no país novos e importantes objetivos até 2016: ter 5% de participação de mercado, ser a 1ª marca japonesa em vendas e ser top em Qualidade de produtos e serviços.
Ao olhar sua trajetória no Brasil, a Nissan vê um futuro ainda mais promissor, com produtos cada vez mais inovadores e que fazem jus ao consumidor do quarto maior mercado automotivo mundial. Em outras palavras, a Nissan veio para ficar no Brasil e seus japoneses, diga-se, já estão até falando com sotaque carioca, puxando o “r” de Rio, de Resende e de Brasil.