Hoje, em todo o Japão, é celebrado o Hatsumōde (初詣) que é a primeira visita ao templo xintoísta no primeiro dia do Ano Novo, embora algumas também visitem templos budistas, todos com o mesmo desejo de elevar os pensamentos para um ano de prosperidade e realização de sonhos. Muitos acabam por deixar antigos amuletos no templo, para serem queimados, comprando novos com os desejos renovados. Como a maioria dos japoneses têm folga entre os dias 29 de dezembro e 3 de janeiro, essas visitas ocorrem nesse período que é também o tempo para se fazer uma boa faxina em casa, jogando fora o que não tem mais utilidade e celebrando a chegada de um novo tempo. Os mais tradicionalistas tomam o primeiro chá do ano com folhas comestíveis de ouro, na esperança de prosperidade e brilho, mas a maioria sempre faz uma faxina para deixar o caminho mais aberto e livre para os novos tempos.
A foto mostra uma das muitas celebrações e aproveitamos para desejar a todos os nossos leitores um ano próspero. Ir a um templo e elevar os pensamentos é um costume em todo o mundo, mas para os japoneses tem algo ainda de mais mágico, pois é o dia que podem – e muitas o fazem – sair às ruas com roupas tradicionais, pois celebra-se também nesta data os vínculos geracionais, a lembrança daqueles que se foram, mas participaram desse caminhar em direção ao futuro. Um 2016 de paz e prosperidade para todos. De mais amor e menos ódio. Mais pessoas que construam um futuro em vez de caminhar em direção ao passado. Vamos em frente!
Feliz 2016.

JAPONESES REALIZAM O HATSUMODE, PRIMEIRA VISITA AO SANTUÁRIO OU TEMPLO.
O Hatsumode é a primeira visita ao santuário ou templo desejando prosperidade, boa saúde e paz. É realizado entre os três primeiros dias do ano e os japoneses oram, tocam sinos, compram amuletos e acendem incenso. Tudo para atrair bons fluidos neste novo ano que se inicia.
Fotos dos japoneses no templo budista Itihatasam na cidade de Okazaki no estado de Aichi.
Fotos: Marcelo Hide/Fotospublicas
NO JAPÃO, HOJE É DIA DE FAXINA
0
Share.