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NO RIO, UNILEVER SOBE O MORRO COM FUTEBOL - Revista Publicittà NO RIO, UNILEVER SOBE O MORRO COM FUTEBOL - Revista Publicittà

NO RIO, UNILEVER SOBE O MORRO COM FUTEBOL

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Moradores das comunidades Santa Marta e Cantagalo, no Rio de Janeiro, tiveram as suas rotinas transformadas ao longo do segundo semestre. Com o objetivo de engajar os moradores em questões relacionadas à qualidade de vida e de revitalizar espaços importantes para a convivência e recreação dos moradores – o Campo do Tortinho e a quadra do Cantagalo -, a Unilever Brasil e a ONG love.fútbol desenvolveram o projeto Conectados pela Cidade.

 

Para que a iniciativa fosse bem-sucedida, tanto a companhia como a ONG sabiam que seria fundamental o envolvimento e a participação das comunidades em todas as etapas. Para isso, líderes comunitários, grupos formais e informais atuantes nas localidades e moradores do entorno das quadras tiveram um papel de liderança desde o início. Foram mais de 300 voluntários e três mil horas de trabalho doadas à causa. Entre mutirões de limpeza, construção e pintura, os moradores também tiveram contato com equipes especializadas em temas que afetam diretamente a saúde e o bem-estar: limpeza e combate ao Aedes Aegypti, gestão de pequenos negócios e autoestima de jovens.

 

O esforço valeu a pena. Dia 17.12, a comunidade do Cantagalo irá inaugurar a sua nova quadra poliesportiva. O espaço, que tem vista privilegiada para a praia de Ipanema, beneficiará mais de 3 mil pessoas. Com mais de 40 anos de história e desativado há seis, o Campo do Tortinho, em Santa Marta, será reinaugurado em 18.12 e beneficiará mais de 2 mil pessoas. As reformas foram patrocinadas pela marca Rexona.

“Acreditamos que o maior legado deixado pelo projeto Conectados pela Cidade foi mostrar a força da mobilização coletiva. Os moradores perceberam que podem fazer a diferença na comunidade em que vivem. No Cantagalo, por exemplo, eles tentavam revitalizar a quadra, que estava depredada e acumulando lixo, desde 2009. Mostramos que era possível e que o resultado é uma conquista deles”, afirma Laís Farhat, diretora de Trade Marketing da Unilever para a América Latina.

 

“Nossa metodologia de fortalecimento comunitário e apropriação do espaço público garante que durante o processo de planejamento, construção, ocupação e gestão do espaço, fortaleça o tecido social das comunidades, destacando e envolvendo os seus recursos e ativos locais, estreitando parcerias e servindo como um incentivo ao desenvolvimento comunitário autônomo. Assim, o campo de futebol não é só um espaço para o esporte e lazer, mas um catalisador para transformações sociais lideradas pela própria comunidade”, explica o Diretor de Operações da love.fútbol, Manoel Silva.

Os moradores reforçam a importância do projeto.

 

“O campo estava esquecido. A importância do resgate desse espaço é que as pessoas vão ver todos os dias, quando estiverem indo para o trabalho ou para a escola, uma vitrine do desenvolvimento da nossa comunidade. Onde antes tinha lixo, agora temos um jardim. Isso ajuda a transformar onde a gente vive”, disse Alberto da Silva Melo, morador do Cantagalo.

“A gente nasceu e se criou no Tortinho. Eu vou fazer o que for possível para manter o campo vivo, para minha filha brincar aqui, como eu brincava quando era criança”, disse Alan Silva de Lima, morador do Santa Marta.

Sobre o projeto Conectados pela Cidade

Parte de iniciativa global da companhia que visa impactar positivamente metrópoles ao redor do mundo, o projeto – que no Rio de Janeiro foi intitulado Conectados pela Cidade – tem como objetivo mitigar necessidades desses locais com base nos pilares do Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP): melhorar a saúde e o bem-estar, reduzir o impacto ambiental e melhorar as condições de vida.

 

Ao longo de todo o segundo semestre, as comunidades Cantagalo e Santa Marta receberam ações para informar e engajar a população em questões relacionadas à sustentabilidade, saúde, higiene, autoestima, bem-estar e empreendedorismo. A ONG Love.Fútbol foi a parceira da Unilever para viabilizar as iniciativas nas comunidades. Para isso, a Unilever Brasil explorou a missão social de diferentes marcas do seu portfólio:

 

VIM promoveu um mutirão de limpeza nas duas comunidades e a conscientização da população para o combate ao Zika Vírus. A ONG Trata Brasil realizou palestra sobre a importância do saneamento e da eliminação dos focos de lixo para diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Lifebuoy capacitou educadores das escolas locais e líderes das comunidades sobre a importância e a maneira correta de higienizar as mãos para a prevenção de germes que podem causa doenças.

 

A marca Brilhante promoveu o empreendedorismo feminino nas comunidades por meio de palestra sobre gestão de pequenos negócios com Natália Leite, comunicóloga e co-fundadora da Escola de Você e parceira da marca no Projeto Ciclo Brilhante, ministrará palestras sobre gestão de pequenos negócios.

 

Dove abordou a questão da autoestima para crianças e jovens das escolas locais por meio de workshops e materiais didáticos.

 

OMO celebrou a importância do Livre Brincar e realizou uma série de atividades lúdicas ao ar livre, além de palestras para pais e professores sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

 

Rexona acredita na saúde por meio do movimento do corpo e incentiva a prática esportiva. Por isso, foi a marca escolhida para liderar a mobilização dos moradores das comunidades para a revitalização das quadras no Santa Marta e Cantagalo.

SOBRE A UNILEVER

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.

 

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

No Brasil há 87 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuouy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

 

Como reconhecimento de suas iniciativas, em 2015, a Unilever Brasil foi eleita a melhor empresa do Setor de Bens de Consumo e a melhor empresa em Governança da Sustentabilidade, pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a melhor na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente, pela Melhores da Dinheiro e a melhor na categoria Indústria, pela Época Empresa Verde entre outros prêmios recebidos no decorrer do ano. Como resultado destas iniciativas, a Unilever Brasil foi reconhecida como a empresa Mais Desejada no LinkedIn pelos brasileiros.

 

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