Pesquisa revela que o cliente de shopping está mudando com a chegada deles para cidades médias.
Pesquisa Nacional de Perfil de Clientes de Shopping, do IBOPE Inteligência, mostra que a mudança ocorre de forma lenta, mas constante. O novo perfil é reflexo, principalmente, da expansão do setor para mercados menores, antes sem acesso a shoppings.
As regiões Norte e Nordeste apresentam as maiores alterações na distribuição de classe social dos clientes de shopping nos últimos anos. Nas cidades maiores, com mais de 1 milhão de habitantes, 58% da população pertence à classe CD, enquanto nas cidades menores esse percentual sobe para 79%. É o caso de cidades como Arapiraca (AL), Imperatriz (MA) e Vitória de Santo Antão (PE), no Nordeste, ou Parauapebas e Marabá (PA), no Norte.
“Em linhas gerais, o shopping tem se tornado mais acessível e atrativo para consumidores de classe C e para as pessoas mais velhas”, diz Márcia Sola, diretora de geonegócios do IBOPE Inteligência. Essas mudanças têm relação direta com a expansão da oferta ocorrida entre 2010 e 2014, quando os shoppings chegaram aos municípios do interior dos estados brasileiros, onde a presença de consumidores de classe CD é mais elevada.
“O acompanhamento correto das mudanças no perfil de clientes é estratégico para todos os operadores e gestores de shoppings do país, pois impacta diretamente os planos comerciais e de marketing de cada um deles. Somente a partir do conhecimento dessas particularidades os shoppings poderão direcionar suas estratégias de marketing e planos de expansão”, conta Juliana Piai, coordenadora de pesquisa.
Alguns empreendimentos migraram para mercados secundários que prometiam ser a nova fronteira para o setor: cidades de médio porte com forte concentração de classe C. Mas falharam ao levar para lá somente aquilo que estava dando certo em mercados consolidados. “Os empreendedores esqueceram-se de buscar uma compreensão mais profunda do desejo desse novo consumidor e, principalmente, do quanto o bolso dele é capaz de comprar”, finaliza a diretora do IBOPE Inteligência.