Você sabe quantos litros de água são necessários para produzir apenas um quilo de carne? E consegue explicar porque o Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta e mesmo assim sofre com a falta de água? Ou ainda qual a importância das florestas na produção desse recurso vital? Essas e outras perguntas são respondidas na campanha #semflorestasemagua, lançada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.
O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas para as dificuldades hídricas pelas quais o país passa e alertar para as soluções existentes para contornar esse desafio. A proteção das áreas naturais nativas, como as florestas; a participação popular com uso consciente da água; e o investimento em distribuição eficiente são alguns dos pontos indicados no vídeo central da campanha.
No caso das áreas naturais, elas desempenham papel fundamental para a produção dos recursos hídricos, pois auxiliam na absorção da chuva e protegem cursos d’água. Essa é questão central do vídeo que encabeça a campanha. Além de mostrar como isso acontece, o roteiro explica conceitos relacionados à questão hídrica, mas pouco comentados: como ‘água virtual’, que é aquela utilizada para a fabricação dos produtos que consumimos.
Abordando o tema de modo amplo e em diversos canais, a expectativa é ampliar o conhecimento da população, segundo Teresa Cardoso, coordenadora de comunicação e relacionamento da Fundação Grupo Boticário. “Queremos que as pessoas repensem sua relação com a água, percebendo a importância desse recurso em suas vidas e incentivando outros a fazerem o mesmo”, explica. Segundo ela, a campanha foi pensada também para que o tema água não caia no esquecimento. “A crise no Sudeste trouxe o tema à tona, porém ele tem perdido espaço na mídia com o tempo. Queremos colocar novamente essa questão em pauta e contribuir para uma real mudança de postura das pessoas com relação ao uso desse recurso natural”, comenta Teresa.
Além da divulgação do vídeo, a instituição pretende incentivar o uso da hashtag #semflorestasemagua levando o assunto para discussão nas redes sociais. A ação faz parte das comemorações de 25 anos da ONG.
Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.436 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis.